DÚVIDAS

Sobre o vocativo e a vírgula

Quando escrevemos um 'e-mail' e após cumprimentarmos a pessoa de destino geralmente colocamos uma vírgula e continuamos a escrever na linha de baixo.
Nessa linha começamos com maiúscula devido a ser o início de uma frase ou com minúscula visto que na linha de cima se colocou uma vírgula em vez de um ponto?

Resposta

Pois é, aprendemos que devemos usar uma vírgula para separar o vocativo: «Caro Manuel, como tens passado?» E aprendemos, também, que devemos iniciar uma frase com maiúscula. O problema que refere resolve-se graficamente considerando a saudação ao destinatário como se fosse um título; portanto, sem vírgula pendente na quebra de linha, e com inicial maiúscula na linha de baixo:

Caro Manuel
Como tens passado? (...)

Esta solução aqui apresentada é só mais uma, a preferida pelo consultor que lhe calhou em sorte. Outras haverá, como pode verificar na resposta anterior Cartas: vocativo, mais uma vez.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa