DÚVIDAS

Mimalho e mimado

Surgiu recentemente uma dúvida, no meu local de trabalho, referente à utilização das palavras "mimado" e "mimalho".
Parte apoia a tese da "negatividade" da palavra mimado, ao passo que defende que uma pessoa ou animal que gosta de mimos é mimalho.
Outra parte defende que mimalho é alguém/algo negativo, e que mimado é o adjectivo para caracterizar pessoas ou animais que gostam de mimo.
Qual é então a interpretação correcta destes dois termos, e caso não seja nenhuma das aqui expostas, qual serão então as interpretações mais correctas?
Muito obrigado.

Resposta

O adjetivo mimado significa «que se mimou; tratado com mimo». Difere, portanto, do adjetivo e substantivo masculino mimalho, que quer dizer «que ou aquele que é muito mimado» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

O Dicionário da Porto Editora diz quase o mesmo, com pequenas diferenças, nomeadamente em relação a mimalho: «1 que ou aquele que tem muito mimo; 2 que ou aquele que gosta de mimo(s); 3 [pej.] que ou aquele que é melindroso e piegas; 4 [pej.] que ou aquele que tem um comportamento egoísta e caprichoso, porque foi educado com excessiva indulgência.»

Assim, alguém «tratado com mimo» não é obrigatoriamente mimalho. Pode ser e pode não ser.

Quanto a gostar de mimos, parece-me que todos nós, salvo raras excepções, gostamos de os receber, o que me leva a discordar, em parte, do dicionário. Talvez ficasse melhor dizer «que ou aquele que gosta exageradamente de mimo(s)».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa