DÚVIDAS

Os frutos da nespereira

Eu gostava de saber como é que os que os habitantes mais a sul designam os frutos da nespereira, outrora muito abundante no meu concelho e que deu origem ao nome de uma freguesia, Nespereira. Trata-se de um fruto comestível, de cor acastanhada e que só se come quando está muito maduro e mole. Penso que nós aqui no Norte, ao fazer a diferença entre este fruto e os magnórios, é que estamos certos.

Aguardo a vossa resposta.

Resposta

Nêspera e magnório são vocábulos sinónimos da linguagem comum. Não correspondem a designações botânicas distintivas. A diferença está relacionada apenas com a história destes vocábulos.

Nêspera provém do vocábulo grego méspilos, que transitou para o latim culto como nespila, que devemos ler como /néspila/ e chegou ao latim vulgar como nespira/néspira/. Na língua portuguesa tomou forma actual.

Magnório deve ser proveniente do nome do botânico francês Magnol, que deu o nome de magnólia à árvore de onde provêm os magnólios ou magnórios.

Os dicionaristas consideram o magnório um regionalismo minhoto, e têm nêspera como o vocábulo comum ao resto do país.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa