DÚVIDAS

Nato e inato

No intuito de potenciar o mérito de um cidadão que deu provas de elevada competência num ramo de actividade, será correcto escrever-se «F. vencedor nato»?

Se o autor quer dizer que F. nasceu vencedor (creio que é este o seu propósito), não será a forma correcta «F. vencedor inato»?

Muito obrigado.

Resposta

Poderemos dizer que são «vencedores natos» desportistas como Joaquim AgostinhoVenceslau Fernandes ou Vanessa Fernandes. Outras profissões podem não depender apenas das condições naturais mas de longas carreiras ou de mestres de grande nível.

A palavra nato provém do vocábulo latino natus, particípio do verbo nascor, que significa «nascer». Faz sempre parte de uma expressão nominal que constitui um predicativo do sujeito: «O Fernando é um vencedor nato.» A paráfrase respectiva é «o Fernando nasceu vencedor».

A palavra inato possui dois significados:

1 — inato — «aquele que não nasceu» (o prefixo in- indica negação);

2 — inato — «que nasceu com, ingénito, congénito» (o prefixo in- indica movimento para dentro). Este significado é usado frequentemente na descrição de algumas doenças ou faculdades pessoais.

De acordo com o significado 2, poderíamos dizer: «A Vanessa possui condições inatas extraordinárias para o triatlo.» A paráfrase respectiva será: «A Vanessa nasceu com condições extraordinárias...»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa