DÚVIDAS

«À última (badalada) da hora»

Num dos vossos artigos é dito que não se deve dizer «à última da hora», mas sim «última hora» porque não se subentende um "minuto" ou "segundo". Discordo e passo a apresentar o meu argumento. Dizer-se «à última hora» não reflecte o carácter "in extremis" que se pretende. Alguém que faz algo «à última hora» teve 60 minutos para o fazer... não chega? Por outro lado, faz-me sentido «à última da hora» pois, embora não se subentenda nem uma "minuta" nem uma "segunda", já que são palavras masculinas (minuto/segundo), pode muito bem subentender-se a palavra "badalada", muito feminina na sua essência e terminação. Então porque não dizer-se «à última (badalada) da hora»?

Resposta

A explicação do consulente a respeito da expressão popular «última da hora» é plausível, mas não a posso confirmar. Por outro lado, é discutível dizer que «fazer algo à última hora» seja interpretável como «fazer algo em sessenta minutos»; note-se que «fazer algo à noite» não significa «fazer algo numa noite». Recordo, por isso, que o juízo normativo sobre tal expressão é ainda considerá-la uma incorrecção, pelo que a forma recomendada é «à última hora».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa