DÚVIDAS

A representação do b no Alfabeto Fonético Internacional (AFI)

Estou a fazer um trabalho em que preciso de saber alguma coisa de fonética e fui agarrar num dicionário que tinha lá em casa, e surgiu uma dúvida quanto à letra b.

Pelo que encontrei nesse dicionário, o nosso b é representado por dois símbolos diferentes no Alfabeto Internacional de Fonética, um para o b inicial e para o b depois de um m — [b] — e um outro para o caso das outras posições (nunca encontrei um símbolo igual ao que aparece lá; é um b com um traço horizontal por cima da letra). Pelo que li na Internet, inclusive na vossa página, o b é uma oclusiva ou uma oclusiva fricatizada; porém, no meu dicionário esta distinção não é feita, uma vez que o b entre vogais é representado da mesma maneira que os outros bb. A minha questão é porque é que um b depois de um m é representado de maneira diferente? Quantos bb é que existem? Isso também se aplica ao d e ao g?

Desde já um muito obrigado.

Resposta

O b pode ser oclusivo ou também fricativo, como em espanhol ou entre vogais em português, o que se indica, de facto, traçando o seu símbolo fonético. O b inicial é oclusivo e não pode prolongar-se na pronúncia, ao contrário do que sucede quando é fricativo. Com rigor um pouco exagerado, poderá realmente afirmar-se que o b depois de m é um pouco diferente. Também o d e o g são fricativos quando intervocálicos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa