DÚVIDAS

As acepções da palavra catapulta

A respeito da questão O uso do verbo catapultar, respondida em 22/10, para que não fique a impressão de que o termo catapulta refere-se apenas a uma arma arcaica, lembraria que o termo é atualíssimo, pois nenhum porta-aviões dispensa o uso de catapulta para "lançamento" de aeronaves de asa fixa. O curioso é que usa-se o termo "lançamento" para especificar a manobra de uso da catapulta, nunca a "catapultagem" dos aviões.

Resposta

Tem razão; a pergunta era sobre o verbo catapultar, e ficou incompleta em relação ao termo catapulta.

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que catapulta, além de «máquina de guerra que se destinava a lançar, sobre o inimigo, pedras, dardos ou outros projéteis de grande tamanho», é, como termo aeronáutico, termo de marinha (regionalismo do Brasil), «aparelho que, instalado em navios de guerra, se destina a lançar aviões, dando-lhes forte impulso inicial para o voo».

Também o Aulete Digital diz, de forma semelhante, que catapulta (na qualidade de brasileirismo) é «Dispositivo muito us[ado] a bordo de porta-aviões para ajudar no lançamento de aviões, impulsionando-os para que atinjam velocidade de decolagem em pista curta».

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, acolhe igualmente a acepção dos dicionários brasileiros: «aparelho destinado a auxiliar o lançamento de aviões.» Diz ainda que catapulta vem «do gr[ego] katapéltes, "catapulta", pelo lat[im] catapulta-».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa