1. Em Portugal, a vacinação das crianças contra a covid-19 tem gerado polémica e motiva uma novidade terminológica: aceitacionismo, termo já antes encontradiço em páginas brasileiras e relativo à atitude do aceitacionista, isto é, de quem «defende que todo o bom cidadão tem o dever de assumir a sua profunda ignorância epidemiológica e entregar pacatamente o corpo nas mãos dos especialistas» – na visão do jornalista João Miguel Tavares, em crónica incluída no jornal Público (11/12/2021). Pela sua atualidade, justifica-se, portanto, a inclusão de aceitacionismo na rubrica A covid-19 na língua, onde se registam ainda três outras novas entradas: Biovac, vacinas nasais e voos humanitários.
2. Na área da produção de som, técnicos e comerciantes falam de «colunas de monição», mas não seria mais correta a expressão «colunas de monitorização»? Esta questão figura na presente atualização do Consultório, a par de dúvidas sobre um caso de oração de modo, a (im)possibilidade de classificar «sair de lá» como pleonasmo, o uso do adjetivo extraclasse e a pronúncia regional da conjunção como.
3. Em O Nosso Idioma, transcreve-se, com a devida vénia, do mural Língua e Tradição (Facebook, 30/10/2021), um apontamento do tradutor e revisor William Cruz, a respeito de uma virtude do bom estilo: a concisão. E porque o Natal se avizinha e volta a ativar-se todo o vocabulário alusivo, quantas vezes pelo desvio à norma, a professora Sandra Duarte Tavares identifica na mesma rubrica cinco erros a corrigir na época festiva (texto proveniente da revista Visão, 08/12/2021). Finalmente, uma crónica com significado especial para este portal: a que lhe dedicou, no Sapo 24 (07/12/2021), o humorista Manuel Cardoso, assinalando a aproximação do aniversário do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que completa 25 anos de atividade em 15 de janeiro de 2022.