1. A data de 27 de outubro marca o Dia Mundial do Património Audiovisual sob o lema «Sua Janela para o Mundo». Neste dia a UNESCO destaca o papel cada vez mais relevante do tipo de espólio para promover intercâmbio global e homenageia os funcionários nos campos da preservação audiovisual e instituições protegendo o património. A data promove ainda o «fluxo livre de ideias por palavras e imagem como uma representação da herança e da memória compartilhada», destacando o papel do património na consolidação da paz. Entre as comemorações virtuais estão projeções de filmes que assinalam esta comemoração promovida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO e pelo Conselho Coordenador das Associações de Arquivos Audiovisuais, CCAAA.
Sobre os temas do audiovisual e do património, sugere-se a leitura de "Audiovisual", "Os filmes são coisas filmadas", "Legendagem de filmes", "A 'sétima arte' no cenário da Cinemateca de Lisboa", "As línguas da ficção audiovisual" e "A expressão 'património mundial'". Na imagem principal, o cartaz comemorativo com que o Instituto Politécnico da Guarda assinala a data.
2. Sabe o que significa garrular? Que variantes desse verbo estão contempladas nos dicionários? E será que se deve escrever o nome dos dias das efemérides com letra maiúscula? O Consultório tem as respostas, bem como outras que contemplam temas como a sintaxe, relativamente à análise da expressão «jogar à bola»; a morfologia do nome interesse, a estrutura da locução prepositiva «perto de» e o uso de preposições com o verbo regurgitar. Comenta-se ainda a legitimidade linguística da expressão «comprovativo de recebimento».
3. Na rubrica do Ensino, transcreve-se, com a devida vénia, o artigo de opinião "O ensino sob o signo do absurdo e da assobiadela para o lado", da autoria professora de Português Maria do Carmo Vieira, saído na edição de 23 de outubro de 2021 do jornal Público. Neste artigo, focando situação particular em Portugal, a autora considera incompreensível que, sendo a escola inclusiva, o número de alunos por turma não constitua uma preocupação pedagógica. Além disso, salienta o papel primordial da escola pública, no sentido de garantir boas condições e qualidade de ensino para todos, o que sem investimento financeiro e professores motivados não acontecerá.
4. Em O Nosso Idioma, apresentam-se os significados da palavra apneia,num apontamento escrito pela consultora do Ciberdúvidas Lúcia Vaz Pedro – «Está na moda praticar apneia!» –, que dá conta da evolução semântica da palavra, que, para além do sentido original relacionado com a medicina («paragem transitória da respiração»), denomina, atualmente, uma modalidade aquática. Na mesma rubrica, disponibiliza-se igualmente um artigo publicado na revista brasileira Gama no dia 20 de outubro de 2021, "Neofobias: qual é o nome do seu novo medo?". Nele, o autor, o diretor artístico e Marcello Dantas, lista uma série de fobias raras e incomuns que são um aspecto importante para a compreensão da nossa era e da nossa saúde mental.
5. Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa são temas principais:
♦ Os neologismos do português moçambicano são explicados e comentados pela linguista Inês Machungo (Universidade Eduardo Mondlane), em Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, 29 de outubro, às 13h20* (e repetido no dia seguinte, pouco depois das 09h00*).
♦ A respeito da escritora moçambicana Paulina Chiziane, recentemente galardoada com o Prémio Camões 2021, entrevista-se a professora Ana Martinho, no Páginas de Português, que vai para o ar na Antena 2, no domingo, 31 de outubro, às 12h30* (repetição no sábado seguinte, 6 de novembro, às 15h30).
* Hora oficial de Portugal continental.