Em relevo na nova atualização alguns casos de palavras e estruturas em concorrência: fritar e frigir; corretor e consultor; «sonhar em» e «sonhar com». Regressa igualmente a semântica das preposições, a par da discussão de certas convenções gráficas.
Em Portugal, foi recentemente publicado no Diário da República o novo diploma legal que regula o ensino português no estrangeiro. Entre outras matérias, as novas disposições legais regem a avaliação de professores, a certificação dos alunos, o pagamento de propinas e a carga horária das turmas daquela rede. Consultar o documento legal aqui.
O presidente do Instituto Politécnico de Macau, Lei Heong Iok, admite que faltam mais tradutores capazes de verter textos literários entre as línguas chinesa e portuguesa e espera que a instituição de ensino que dirige possa ajudar a colmatar essa lacuna. Para tal está na forja a criação do Centro Pedagógico e Científico de Português. Este centro vai trabalhar nas áreas de ensino, formação, preparação de materiais e também na área de tradução.
Neste dia, sugerimos a leitura do artigo do professor brasileiro Anderson Fávero Rodrigues no jornal Cruzeiro do Sul, sobre o ensino da gramática e da língua portuguesa em geral: «Situações-problema ou temáticas desafiadoras exigiram (e exigem) dos alunos — não apenas dos universitários — a interligação de uma série de conhecimentos prévios. Até aí, cada disciplina tinha, aparentemente, sua historicidade, sua exatidão e seus movimentos devidamente respeitados, a não ser por um detalhe: a Língua Portuguesa. Não, a língua pátria nunca foi agente desrespeitador! Ao contrário, era (ou ainda é) o paciente desrespeitado.»
Neste dia, salientamos um artigo com a chancela da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, onde se apresentam sugestões de como abordar o ensino do texto poético. Altamente recomendável para professores e educadores.
Ainda no Brasil, assinala-se a comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa, instituído em 2006 pelo antigo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Porque não associar-se Portugal à celebração desta data?
Quem diria que a origem do apelido/sobrenome Guerra não apenas evoca conflitos sangrentos mas também pode relacionar-se com a história diabólica da Dama Pé-de-Cabra, que Alexandre Herculano tão bem glosou ao estilo romântico e Paula Rego ilustrou já no nosso tempo? É o que revela uma das novas respostas, neste dia centradas no estudo dos nomes próprios, para comentarem também a grafia de Pereira e a etimologia de um topónimo bem curioso, Nariz (Aveiro).
E porque em Portugal a data de 1 de novembro é marcada por um feriado, dedicado não às bruxas, mas a «Todos os Santos», as atualizações do Ciberdúvidas regressam na segunda-feira, 5 de novembro.
Enquanto a ministra francesa do Ensino Superior, Geneviève Fioraso, considerou que a língua portuguesa nas universidades francesas é uma disciplina «rara», no Japão recrudesce a procura de aulas desse idioma, muito por resultado do interesse económico que o Brasil tem despertado nos últimos anos. O eurodeputado por Portugal, do CDS-PP, Nuno Melo invocou o número de falantes do português no mundo como argumento para a sustentabilidade da oferta desta língua nas universidades europeias. Mas, em muitas matérias, como nesta, os números elevados, só por si, são condição necessária, não suficiente, para o florescimento do português no mundo.
Sugerimos neste dia a consulta de um guião de aula da disciplina de Linguística Computacional Interativa, lecionada na PUC–Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), em que se apresentam e exemplificam as vantagens e os desafios do ensino veiculado exclusivamente em linha.
No corrente ano letivo, triplicou o número de candidatos às bolsas de estudo que a embaixada de Portugal em França atribui a lusodescendentes no ensino superior. As bolsas são distribuídas com o patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e de privados.
O quebra-cabeças da matemática no aproveitamento escolar passa, em muito, pela competência dos alunos na disciplina da sua própria língua. Na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 26 de outubro, na RDP África (às 13h15*; repetição no dia seguinte às 9h45*), em conversa com a linguista Deolinda Correia, discutem-se maneiras de ultrapassar as dificuldades de compreensão de problemas matemáticos no ensino básico e secundário português.
O programa Páginas de Português, na Antena 2, encontra-se interrompido.
* Hora oficial de Portugal continental.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações