Novas questões e velhos erros
Informação relacionada sobre todas as Aberturas
Novas questões e velhos erros
1. Na edição deste dia, abordamos o facto de a classificação de base morfológica ter de estar complementada com a classificação semântica, no que respeita à descrição das formas da língua. Damos a conhecer vários procedimentos de marcação gráfica do discurso relatado. Focamos também a sintaxe e, entre outros temas, fazemos notar a utilidade do recuso a testes para a detecção das funções sintácticas na frase.
2. No Pelourinho, mostramos um texto de imprensa com uma das maiores concentrações de erros: redundâncias...
O ensino do português em destaque
1. Decorre nestas segunda e terça-feiras, dias 7 a 9 de Maio, a Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento é organizado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação (Portugal) e reúne especialistas dos estudos linguísticos e dos estudos literários, terminando com a participação de Eduardo Lourenço.
2. Ainda relativamente ao ensino do português, colocamos em linha um artigo sobre a formação inicial de...
Descrever e avaliar o uso linguístico
1. Entre as 77 respostas em linha na semana que finda, relembramos as que se prendem com tópicos de descrição gramatical:
— Eixo paradigmático e eixo sintagmático.
— Tempos compostos do verbo escrever.
— Elementos introdutores de oração subordinada substantiva.
— A regência de complementar.
— Texto dialogal.
2. Recordamos ainda que foram actualizadas outras secções: as Notícias, o Pelourinho e as Lusofonias....
Saiba que...
1. Lendo as 20 respostas em linha neste dia, ficamos a saber, além do que está nos Destaques:
— que não há palavras acentuadas na quarta sílaba a contar do fim;
— quando usar o infinitivo flexionado depois de um verbo de percepção (ver, ouvir, sentir);
— qual é a etimologia das palavras que designam os cinco sentidos;
— que o pronome lhe pode ter valor possessivo;
— o que significa concunhada.
2. Deixamos ainda um novo Pelourinho de Maria Regina Rocha a respeito da distinção entre moral no masculino e moral no feminino....
Dúvidas recorrentes + erros na televisão + Jacques Brel
1. São 22 as novas respostas que deixamos em linha. As dúvidas esclarecidas relacionam-se com tópicos recorrentes: a pronúncia de palavras e letras; a tradução de termos ingleses; a flexão em grau dos adjectivos; e, como sempre, a sintaxe.
2. Foram actualizados o Correio e as Notícias. Há também um novo texto nas Lusofonias, sobre os erros na imprensa portuguesa relativos à letra de "Ne me quitte pas", célebre canção de Jacques Brel....
Próxima actualização na quarta-feira, 2 de Maio
1. Não haverá actualização no dia 1 Maio por ser feriado em Portugal. Regressamos a 2 de Maio.
2. São variados os tópicos das 21 respostas que ficam em linha. Realçamos:
— «Com base em»;
— O uso de «ser a...»;
— A pronúncia de tampouco;
— Voz e vós;
— O verbo desmentir.
3. Neste dia temos também, no Pelourinho, um apontamento de Regina Rocha sobre «ter de» e «ter que» e um texto de Ana Martins a respeito do emprego do pretérito perfeito....
Palavras pouco correntes
1. Quantas palavras haverá que nunca se chegam a cruzar connosco nem a integrar o nosso thesaurus?
Neste dia, vamos debruçar-nos sobre algumas palavras e atender ao seu significado (drusa, necrópsia), à sua etimologia (mandala, mandorla) e à sua pronúncia (amílase, lípase, protease).
2. Na rubrica Pelourinho, insistimos no uso do verbo no plural com a estrutura «um dos que...» e descrevemos a pronúncia de palavras formadas com o constituinte claustro-.
3. Em Lusofonias, há um novo texto, sobre o lugar e a função do...
Sintaxe em foco
1. A sintaxe é, neste dia, um dos temas fortes:
— voltamos a tratar a questão da silepse; — aplicamos a uma frase apresentada a distinção complemento — adjunto do nome; — revemos a regência de oscilar; — revisitamos a diferença entre o se reflexo e o se inerente; — abordamos a presença da negação em oração completiva.
2. Entretanto, o Pelourinho conta com mais dois novos textos: fique a saber por que razão as palavras raiz, juiz ou rainha, por exemplo, não têm acento gráfico; abra bem os olhos para diferença entre refogar...
Contra a decadentização da língua
1. Não haverá actualização no dia 25 de Abril, porque é feriado em Portugal. Regressamos na próxima quinta-feira, 26 de Abril.
2. Revisitamos neste dia alguns temas clássicos no Ciberdúvidas:
— a detecção de ditongos e de hiatos — o uso de é/são preciso(s) — o dequeísmo e o uso necessário de de que; — a confluência formal em vimos.
No total, temos publicadas 27 respostas.
3. Com a devida vénia ao autor e ao jornal "O Globo", colocámos em linha na rubrica Português na 1.ª Pessoa o artigo do escritor João Ubaldo Ribeiro, "A...
Conferência Internacional do Ensino do Português
1. Saiba que:
— a presença ou ausência de hífen pode trazer uma alteração de significado e de categoria a uma expressão (tão-pouco; tão pouco)?
— nem tudo o que parece sinónimo o é, de facto (síncrono e isócrono)?
— evitar de é uma construção inválida?
— ovos golos e ovos galados não são expressões equivalentes?
2. Em Notícias, damos conta da Conferência Internacional de Ensino do Português, e em Correio publicamos um comentário à crónica Contracções [sobre a contracção — ou não — do artigo com a preposição]. Destaque...
