Informação relacionada sobre todas as Aberturas
Mia Couto ganha Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007
1. Nas Notícias, damos conta de que Mia Couto venceu o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Além de o indiscutível mérito deste autor de Moçambique ficar mais uma vez reconhecido, atribuir o referido galardão é o mesmo que dar projecção internacional à produção literária moçambicana em português. Esperamos, pois, que este acontecimento constitua reforço e estímulo para a afirmação cultural das comunidades que, a par do Brasil e de Portugal, também recriam a língua portuguesa. É o caso singular de Mia Couto,...
Mais dúvidas sobre as palavras
1. Pusemos em linha mais 20 novas respostas, em que continua a predominar o tema das palavras, mais concretamente, a sua origem, a sua forma, o seu emprego. Surgem também questões sobre morfologia verbal e sintaxe.
2. Lembramos que, no que toca à atestação de formas de palavras (saber se uma dada palavra existe, como é que ela se escreve, como é que se flexiona, etc.), há muitas dúvidas que podem ser esclarecidas através de uma breve consulta da MorDebe ou do Dicionário de Topónimos e Gentílicos — dois recursos do ILTEC....
Das palavras às frases
1. Indo das palavras à frases, eis alguns dos tópicos das 20 respostas em linha neste dia:
— a regência do verbo avisar; — o significado de avesso e direito; — o sinónimo de mansuetude; — a divisão silábica de noticiário; — a análise de «falta eleger um deputado».
2. Desta actualização fazem igualmente parte um novo Pelourinho, sobre o galicismo démarche, e novas Notícias.
3. Fazemos notar que se encontra disponível, na barra dos destaques (ao lado, nesta página) a ligação "Ajuda", com uma explicação sobre como navegar no...
Regionalismos, colectivos e outros temas
1. São 21 as novas respostas que ficaram em linha. As perguntas continuam a abordar temas já conhecidos, como os regionalismos, os colectivos, a sintaxe dos substantivos, os adjectivos invariáveis e o infinitivo flexionado.
2. Também temos novas Notícias e novos Pelourinhos, um sobre perpetrar e outro sobre as contracções das preposições com os artigos.
3. Lembramos que, no que toca à atestação de formas de palavras (saber se uma dada palavra existe, como é que ela se escreve, como é que se flexiona, etc.), há muitas...
O Ciberdúvidas (re)apresenta-se
1. Neste dia, olhamos para a forma e a história de algumas palavras mais inusuais (magnório, sílices, docimasia, chichito), recordamos um provérbio e apresentamos várias análises sintácticas — uma delas de Os Lusíadas. No total estão em linha mais 22 respostas.
2. Em Notícias, reproduz-se um artigo do "Expresso" de 14 de Abril p.p. sobre acção do Ciberdúvidas.
Foto: Eduardo Costa/Lusa...
Importar em português
1. Uma acção a saudar: os produtos importados por Angola só entrarão em território nacional se apresentarem rótulos em português. Esta disposição consta da nova lei das Actividades Comerciais, aprovada no início de Março.2. Da lista das 24 respostas de hoje, há um tema forte, representado por 5 respostas, que é a ortografia. Mas o leque de assuntos é alargado: desde o significado aspectual, à tradução, às reflexões sobre o "percurso de vida" das palavras até às questões de regência.3. Participam desta edição dois novos...
Para melhor navegar no Ciberdúvidas
1. São lançadas neste dia 22 respostas. Incluem-se aí temas recorrentes. Trata-se de situações que permitem duas justificações ou das quais não é possível levantar um padrão estável, gráfico ou morfológico.
Eis alguns desses temas:
— falsas esdrúxulas;
— género das palavras;
— casos de atestação de palavras;
— o uso do hífen.
2. Assinalamos também o tratamento da questão do uso abusivo de onde, nos casos em que (e não onde) este advérbio introduz oração relativa — ver Pelourinho.
3. Fazemos notar que se encontra...
20 novas respostas + sobre o preenchimento do formulário
1. Do rol das respostas deste dia, damos a conhecer:
— a diferença entre epifania e Epifânia; — algumas regularidades da grafia em -ção e -são; — a razão por que a expressão tamborilar com os dedos é redundante, podendo a expressão reminiscência do passado já não o ser; — diferentes modos de referenciar o futuro.
2. A secção do Pelourinho também foi actualizada, com a entrada de dois novos textos. Leia-se, ainda, a notícia sobre o consultório linguístico promovido pela Academia Brasileira de Letras.
3....
Regresso com mais vinte respostas e porque não temos ainda RSS
1. De regresso de uma pausa de período de Páscoa, lançamos 20 novas respostas.Há temas fortes, como sejam as questões relativas à regência (alterações a ou de?; fazer letra morta em ou de?) e à atestação de formas lexicais (existem as palavras budidade, preempção?).2. Assinalamos dois novos Pelourinhos e uma explicação, no Correio, das razões de não podermos dispor ainda no Ciberdúvidas do serviço RSS.3. Voltamos a chamar a atenção para o excelente serviço MorDebe (do...
