DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Gramática

Até vs. Até a

A inclusão vs. o limite espacial

Qual a frase correta: «Vou até o mar» ou «Vou até ao mar»?

Ambas as expressões são possíveis se até estiver a ser usado como preposição com valor de limite espacial. Neste caso, até pode combinar-se com a preposição a, ficando a frase com a forma «Vou até ao mar». Não obstante, é também possível uma construção em que a preposição até não se combina com a preposição a, ficando a frase com a forma «Vou até o mar».

Note-se, todavia, que se até for usado como advérbio, a conjugação com preposição a poderá ser preferível para evitar ambiguidades. Por exemplo, na frase «Leu até o capítulo quinto», a interpretação tanto poderá ser a de que até é um advérbio com valor de inclusão, sendo a frase equivalente a «Leu inclusivamente o capítulo quinto»; como a de que até é uma preposição que indica o limite até onde se leu, «Leu até àquele capítulo e não mais.» Com este último valor é preferível usar a locução «até a» para evitar mal-entendidos, ou seja, prefere-se a frase «Leu até ao capítulo quinto».

 

Apontamento da professora Carla Marques emitido  no  programa Páginas de Português, na  Antena 2, no dia 9 de abril de 2023, cujo áudio fica disponível aqui:

[AUDIO: Até a_Carla Marques]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 9 de abril de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa