DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Desafio semanal

A pronúncia do termo latino incipit

A influência da ortoepia latina

Qual a pronuncia correta do termo latino que normalmente se realiza como incipit? Será “ínquipit”, “inquípit” ou “inquipít”? A resposta a esta questão encontra-se na própria natureza da palavra em língua latina. Em latim, esta palavra é proparoxítona, ou seja, esdrúxula. Isto significa que a sílaba tónica se encontra na antepenúltima sílaba (“ín”). Tal acontece porque em latim a segunda sílaba da palavra (“qui”) é breve. Assim, a pronúncia correta será “ínquipit” e não “inquípit”, como por vezes se ouve, ou seja, em português a palavra deverá manter tal acento, tal como acontece com outros termos similares (por exemplo, "déficit").

Recordemos ainda que a palavra incipit é uma forma latina que se emprega como designação genérica de «termo ou grupo de palavras (p.ex., verso inicial) que identifica um texto, um poema sem título» (Dicionário Houaiss). Usa-se também com o sentido genérico de «começo» no âmbito de um texto escrito. Etimologicamente, deriva da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo incipio, -ere, que significa «começar, principiar».

Em termos ortográficos, a palavra deve ser grafada sempre em itálico e, em princípio, não tem plural morfológico, ou seja, a palavra é invariável, sendo, por isso aconselháveis as formulações «o incipit»/«os incipit».

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_Incipit] 

 

N. E. – Seguindo a pronúncia tradicional do latim, é aceitável dizer "ínsipit", com a letra c a corresponder, em incipit, ao som [s], tal como acontece com a  locução latina et cetera, «e outras coisas mais», que se pronuncia "etsetra" e geralmente se representa pela abreviatura etc. Sobre as três maneiras de pronunciar o latim, consultar "Como pronunciar o termo latino citius".

Fonte

 Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 23 de março de 2025.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa