Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
«Falta uma autoridade da língua em Portugal»
Entrevista a José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

«Nascido no início da popularização da internet – nem tivemos dúvidas quanto ao título… –, o Ciberdúvidas assume-se logo como um serviço gratuito e sem fins lucrativos, adotando uma estrutura e uma linguagem jornalísticas, o que, passados 25 anos, ainda o diferencia de todos os demais espaços na área do português surgidos, entretanto, nomeadamente no Brasil.»

Considerações do jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, em entrevista concedida à revista EntreCampus (n.º 4, maio de 2022), para assinalar os 25 anos de atividade do Ciberdúvidas. Além de se referir à história do Ciberdúvidas, aos objetivos e à natureza dos conteúdos do portal, José Mário Costa faz uma apreciação das medidas de política linguística adotadas por Portugal neste último quarto de século.

Nunca me engano e raramente tenho Ciberdúvidas

«A longevidade do Ciberdúvidas é fascinante. Diversas vezes ocorre o seguinte cenário: um indivíduo qualquer teve uma dúvida de ortografia no fim dos anos 90 para que nós, em 2021, pudéssemos usar a resposta a essa dúvida como arma de arremesso numa discussão com um amigo. É assumidamente um consultório, onde os portugueses vão tratar dores lexicais, etimológicas, semânticas ou gramaticais.» Assim se refere o humorista Manuel Cardoso ao papel pioneiro do Ciberdúvidas como serviço de aconselhamento, divulgação e debate sobre temas da língua portuguesa, que completa 25 anos de atividade em 15 de janeiro de 2022.

Texto publicado no portal Sapo 24 no dia 7 de dezembro de 2021 a seguir transcrito, com a devida vénia – e um agradecimento pelas (bem-humoradas) palavras de apreço ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.