Os trágicos acontecimentos desencadeados na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, depois da decisão que o presidente Vladimir Putin tomou de intervir naquele país, levou os países do Ocidente a imporem sanções sobre a Federação Russa. Numa questão de dias, se não horas, começaram a ser recorrentes as referências às contas congeladas dos bilionários russos, cujo poder financeiro parece dar importante apoio a Putin. Fala-se, portanto de poder oligárquico, de oligarcas e de oligarquia. Donde vêm estas palavras?
A palavra oligarquia tem origem no grego oligarchía, «governo exercido por um pequeno número de pessoas ou de famílias», termo que foi transmitido pelo latim medieval a várias línguas europeia, entre elas, o português (cf. Dicionário Houaiss, Online Etymology Dictionary, Trésor de la Langue Française).
Os primeiros registos de oligarquia em textos portugueses remontarão ao século XVII, e, segundo o Dicionário Houaiss, a primeira atestação, grafada oligarchia, data de 1612, ano de publicação de Arte Militar, de Luis Mendes de Vasconcellos (1542/1543-1623).
É possível que oligarquia tenha sido introduzido por via do contacto com o espanhol, língua que na Península Ibérica atuou como difusora de léxico erudito nos séculos XVI-XVII na Península Ibérica e em que se estima que a forma oligarquía tenha atestações a partir de 1584, se não antes (cf. Diccionario Critico Etimológico Castelhano e Hispánico, de Joan Coromines e José Antonio Pascual).
O vocábulo grego é bastante antigo e já se encontra em textos de Platão (428/427 a.C. - 348/347 a. C.) e Aristóteles (384 a. C. - 322 a. C), para designar uma forma degenerada de governo porque fundada na riqueza (cf. Enciclopedia Treccani, em italiano). Em grego, trata-se de um composto formado pelo radical do adjetivo olígos, ê, on «pouco (em pequeno número ou em quantidade insuficiente)» e de -arkhía, derivado de arkhê, ês «poder, autoridade (dentre outros sentidos)» (cf. Dicionário Houaiss).
O nome oligarca e o adjetivo oligárquico surgem mais tarde, tanto no português como noutras línguas (cf. todas as fontes já citadas). Oligarca tem registo em 1873 no Thesouro da Lingua Portugeza, de Frei Domingos Vieira, e oligárquico ocorre em 1832, no Novo Diccionario Crítico e Etymologico da Lingua Portuguesa, de Francisco Solano Constâncio.
Em suma, há muito que uma certa maneira de exercer o poder por muito poucos encontrou designação no termo oligarquia, que foi sendo adaptado a várias línguas europeias, do inglês ao espanhol, ou do russo ao português. As conotações associadas parecem também ter resistido ao tempo e à diversidade linguística, continuando a não ser as mais abonatórias para os oligarcas e os seus interesses oligárquicos.