Lusofonias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Lusofonias
Textos que versam sobre política de língua.
Uma língua nacional africana

 

O Presidente Armando Guebuza disse não gostar que o seu país seja apresentado como de «expressão portuguesa». A fórmula geral é, de facto, ambígua. Moçambique é moçambicano. Mas dito como língua usada há que reconhecer que o português é cimento da nacionalidade moçambicana. A Constituição de Moçambique só o reconhece como "língua oficial", qualquer coisa como um tem que ser. Línguas nacionais são o shona, o macua, o mac...

Um projecto para os próximos decénios

Não venho fazer um elogio comemorativo dos 100 anos do nascimento do antropólogo-sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, mas também não trago denúncias que se possam acrescentar ao repertório dos analistas do Estado Novo. Aceitei o convite para educar-me a mim. Tenho uma oportunidade de fazer uma leitura crítica de dois escritos de Gilberto Freyre. Poderei assim fazer alguns reparos sobre o “luso-tropicalismo” gilbertiano, t...

Foi outro grande dignitário da Língua Portuguesa, Fernando Pessoa, que apelidou o Padre António Vieira de "Imperador da Língua Portuguesa", com a dupla autoridade que lhe assistia: a de um dos maiores cultores da nossa língua, e a de uma cosmovisão multiforme, tanto da condição humana, como da cultura portuguesa.

1939-2007 A amiga francesa do português

A francesa Solange Parvaux, pioneira na luta pelo ensino do português em França, morreu sábado, em Paris, aos 68 anos, de cancro. A importância de Parvaux para a promoção do português no seu país foi imediatamente sublinhada pelo embaixador de Portugal em Paris, que ainda no sábado divulgou um comunicado em que a classificava como «um verdadeiro arauto da ...

A SIC Online tem uma secção que convida os visitantes a indicarem uma palavra da língua portuguesa sua favorita. Aparecem aí palavras como paz, amor, vida, olhar, etc. Que importância têm as palavras tomadas isoladamente?

Muita gente pensa que a língua está dentro dos dicionários, que é uma listagem de palavras. Não é, mas há alguma razão em pensar assim. Isto porque são as palavras que nomeiam, e nomear é categorizar o mundo. Não pode haver nada de identificável na nossa mente sem palavras.

O surpreendente Museu da Língua Portuguesa

 

Como não sou paulista nem moro na locomotiva do Estado, como estive na capital como turista, acho que posso dar um depoimento bastante pessoal sobre uma recente conquista da cidade, o Museu da Língua Portuguesa.

O gerúndio é uma forma verbal terminada em -ndo — cantando, dizendo, partindo, pondo —,  invariável, e que provém do latim. Utiliza-se em várias situações, ora exprimindo o modo, ora integrada na conjugação perifrástica.

Exemplos do emprego do gerúndio na expressão de modo:

Se usa um Mac, certamente saberá que o Mac OS X está disponível em várias línguas, incluindo o português, mas que alguns aplicativos só estão disponíveis noutras línguas, como o inglês, o francês ou o espanhol. Mas, e se lhe dissessem que alguns aplicativos, que lhe aparecem por agora em inglês, estão na verdade disponíveis na nossa língua?…

Ler artigo integral.

A propósito de uma notícia, segundo a qual menos de um por cento dos alunos do segundo ciclo em Portugal escolhe o francês como língua estrangeira de aprendizagem, o historiador Rui Tavares insurge-se, no artigo a seguir transcrito, contra a mentalidade de «inglês basta».

Num contexto de atenta observação ao "respirar" cultural no "espaço de Língua Portuguesa", em que a celebração da literatura se afigura como instrumento cultural e político de primeira linha na cimentação de um quadro de similitude e partilha, pretende-se com o presente artigo reflectir sobre algumas questões relacionadas com a produção literária, apresentando-se cinco exemplos de algumas das vozes africanas que contribuem, na sua variedade, para fortalecer o sistema de laços comunicantes a q...