DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Gramática Histórica do Português Europeu

Gramática Histórica do Português Europeu
Autor(es) Esperança Cardeira
Edição Editora Parábola , 2021

Este volume faz parte de uma coleção destinada a alunos universitários que integra outros livros introdutórios a temas da linguística como Análise do Discurso (2019), Segunda Língua: Aquisição e Conhecimento (2021) e As Ciências da Fala (2022). Todas as obras desta coleção têm associado um documento digital de apoio sujeito a atualizações periódicas, que se encontra em cada página promocional da Parábola Editorial.

A autora, Esperança Cardeira, linguista e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é nome destacado nos estudos de história da língua em Portugal. A sua investigação tem incidido em áreas temáticas que convocam frequentemente uma perspetiva cultural sobre o fenómeno linguístico e que, apesar de em décadas recentes terem passado por certo esquecimento, ganham hoje novo relevo, como seja a onomástica. De Esperança Cardeira são igualmente Entre o Português Antigo e o Português Clássico (2005), obra em que a linguista propõe a teorização e a identificação do português médio como uma fase individualizada na periodização da história do português, bem como O Essencial sobre a História do Português (2006) e, em coautoria, Norma e Variação (2008).

Embora editado no Brasil, tem este livro a particularidade de não se referir ao português no seu conjunto, mas apenas ao português europeu. Além disso, como os editores fazem questão de frisar, o texto apresenta-se não na modalidade brasileira da língua, mas, sim, na variedade materna da sua autora, o português europeu.

O livro compreende seis capítulos, o primeiro dos quais (pp. 16-48) traça uma breve panorâmica da história do português e da tipologia da mudança linguística. Os três capítulos seguintes distribuem-se por três áreas gramaticais  – fonética e fonologia (pp. 49-90), morfossintaxe (pp. 91-166) e léxico (pp. 167-181) –; um quinto capítulo é dedicado à ortografia (pp. 183-190). O sexto capítulo, intitulado "Para saber mais" (pp. 191-198), dá orientação sobre leituras para aprofundamento do estudo das áreas abordadas ao longo do livro.

A opção pela publicação em português europeu serve também uma estratégia editorial de intuitos críticos: evidenciar a diversidade histórica do português como «o necessário ponto histórico de partida para poder pensar – em nossos cursos de Letras/Linguística e de formação de professores – os pontos de contato e de diferença entre o português europeu e o português brasileiro» (na contracapa). Da dualidade galego-portuguesa na Idade Média até à constituição de um padrão claramente português, com base nos dialetos centro-meridionais de Portugal, em especial, nos falados nas cidades de Lisboa e Coimbra, assim se desenrola neste livro a exposição dos conteúdos linguísticos  de forma clara e acessível.

O material digital de apoio é uma mais-valia em termos de divulgação, colocando a linguística histórica e a história da língua também ao alcance de quem, fora do espaço universitário, queira saber mais acerca deste nosso idioma cuja diversidade já vem dos seus primórdios.


Ver página do Livro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa