Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Da autoria de Paulo Feytor Pinto conjuntamente com a Associação dos Professores de Português, a cuja Direção presidiu de 2001 a 2003, esta obra resume o essencial das regras que entraram em vigor em Portugal com o Acordo Ortográfico da língua portuguesa de 1990.
Primeiramente, são-nos apresentadas as regras ora em vigor de forma resumida e graficamente apelativa, com especial importância ao sistema ortográfico português. Segue-se depois o Texto Integral do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Anexo I da Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e retificação n.º 19/91, de 7 de novembro). E, por fim, a Nota Explicativa do Acordo Ortográfico (Anexo II Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e ratificação n.º 19/91, de 7 de novembro) – capítulo precioso dada a raridade da sua acessibilidade noutros registos.
Lado menos feliz desta edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda é o descuido na grafia dos nomes dos meses, que passaram a ser em minúscula inicial precisamente com o Acordo Ortográfico, assim como no incumprimento da obrigatoriedade do ponto abreviativo nos numerais.