Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villa

A actualização da grafia da língua portuguesa – seguindo as normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990 e adoptando «as soluções dadas pela ABL [Academia Brasileira de Letras] ao seu novo Vocabulário» –  norteou a elaboração da edição de 2009 do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que, com «cerca de 146 mil entradas», surge como fruto de um projecto de «criar uma obra ágil e prática» (Mauro de Salles Villar, «Prefácio»).

(já segundo o Acordo Ortográfico de 1990)
--

A edição 2010 do Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora contempla as alterações que a introdução do novo Acordo Ortográfico implica.

Trata-se de um dicionário de grande abrangência pelo considerável número de verbetes, o que faz dele o maior dicionário publicado em Portugal. Não sendo sua preocupação exemplificar o uso, dá, no entanto, preciosas indicações acerca da origem das palavras, bem como acerca da sua pronúncia, o que é, hoje, uma mais-valia a ter em conta.

Erros Corrigidos de Português (5.ª edição)
Por D´Silvas Filho

É a 5.ª edição do Prontuário – Erros Corrigidos de Português, da autoria de D´Silvas Filho (presentemente, o mais antigo consultor do Ciberdúvidas), que integra um vocabulário fundamental do novo Acordo Ortográfico, com esclarecimentos de dúvidas sobre o que muda e o que não muda com a presente reforma da escrita da nossa língua. Esta é a primeira novidade em relação à anterior edição (2007), mas não só. Há, ainda, uma actualização do Dicionário Terminológico adoptado em Portugal, depois da revi...

Por Maria Elena e Maria Otília

Da autoria de Maria Elena Ortiz Assumpção e Maria Otília Bocchini, Para Escrever bem é uma valiosa ferramenta de trabalho para jornalistas, redactores e para todos os que pretendam escrever com clareza, simplicidade, rigor e correcção.

Trata-se de um livro que fornece recomendações indispensáveis, ou mesmo autênticos pressupostos para escrever bons textos informativos.

O caso dos Estados Unidos da América
Por Rui C. Machete e António L. Vicente

Com autoria do  ex-presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD) e do seu subdirector para a Promoção da Língua Portuguesa nos EUA, Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa – o caso dos Estados Unidos da América aborda na sua primeira parte toda a problemática do ensino do português nos Estados Unidos. Na segunda parte, juntam-se alguns elementos estatísticos preciosos sobre a difusão da língua de Camões neste país, quer no que se refere ao ensino secundário, quer quanto ao universit...

Por Óscar Ribas

Muitos aspectos da diversidade e da riqueza da cultura angolana podem encontrar-se nesta obra da autoria do escritor, poeta, jornalista e ensaísta angolano Óscar Ribas (1909-2004).

Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas
Por Sérgio Luís de Carvalho

 Aqui se registam curiosidades de todos os tempos, da época clássica à actualidade, juntamente com o contexto e a origem (nalguns casos, suposta origem...) de cada expressão. Por exemplo, «ser um Adónis», com  a génese na Grécia antiga. Ou «canto da sereia», «dar uma panaceia», «estar entusiasmado», «fazer momices», «nó górdio», «[recorrer ao] oráculo», «tomar um afrodisíaco»,  «trabalhos de Hércules», etc., etc., etc. Do mesmo autor do Dicionário de Insultos.

Vocabulário Regional de Todas as Ilhas
Por J. M. Soares de Barcelos

Dicionário de Falares dos Açores, Vocabulário Regional de Todas as Ilhas, da autoria de J. M. Soares de Barcelos (Edições Almedina, Coimbra) integra um glossário de termos portugueses antigos usados nas nove ilhas, todas com as suas características próprias e diferenças nos seus hábitos e costumes.

Por E. Estrela, M. A. Soares e M. J. Leitão

Objectivo declarado deste Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa, segundo as suas autoras: um contributo para uma maior clareza e certeza na distinção da fronteira entre o erro e as formas legítimas admissíveis. Contendo 1380 entradas — «com base na experiência e na observação dos casos frequentes e reincidentes de atropelos ao carácter e à identidade da nossa língua» —, nelas se incluem dúvidas à volta da fonética. É o caso da prolação dos termos terminados em -em...

Por Maria Regina Rocha et al.

Marca evidente de investimento, de preocupação e de defesa pela causa da língua portuguesa, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, da autoria de três consultoras do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - Maria Regina Rocha, Maria João Casanova de Matos e Sandra Duarte Tavares -, transporta para o papel a vivência estimulante do jogo pergunta-resposta-regra/norma sobre questões actuais relativas ao uso correcto da língua. Iniciando pela or...