Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Onésimo Teotónio Almeida

Reedição das principais crónicas, publicadas na imprensa portuguesa entre a década de 70 e o princípio dos anos 90, do escritor e professor universitário açoriano Onésimo Teotónio Almeida radicado nos EUA. Tema comum o português e os anglicismos – melhor: os americanismos – que foram entrando (alguns até pela porta do cavalo...) nos últimos anos na língua portuguesa. Incluído por via de muitas más traduções, como delas escreve(u) também com irresistível ironia Onésimo Teotónio Almeida. Mais simp...

Por Deonísio da Silva

Dominó, por exemplo, veio de uma prece: Benedicamus Domino (Louvemos ao Senhor). Monges franceses, que inventaram este jogo, pronunciavam Dominó em vez de Dómino, quando completavam as combinações das 28 pedras. Ou de onde vem a palavra goleiro (guarda-redes, em Portugal), e como foi criada:

Por Armindo Reis e B. Weigert

A selecção pretende valorizar o elemento comum que é a Língua e os elementos particulares: «A Língua é a expressão da cultura. Ela carrega o imaginário. Ilhas e continentes, na diversidade dos seus universos etnogeográficos, vão revelar fantasia própria.(...) No fundo (...), apesar do distanciamento de cores e culturas [retratam-se]os valores humanos fundamentais: justiça, solidariedade e amor. Pilares deste mundo que a Língua Portuguesa narra.»

Por Olívia M. Figueiredo e E. B. Figueiredo

O Dicionário Prático para o Estudo do Português - Da língua aos discursos, de Olívia Maria Figueiredo e Eunice Barbieri de Figueiredo, é um guia precioso para o estudo do Português, especialmente indicado para alunos do ensino secundário/colegial. Aí se descreve o conjunto das estruturas que caracterizam a Língua Portuguesa, a partir de um inventário explicativo das noções seleccionadas, que permite a análise e problematização das questões ligadas à língua e às suas manifestações.

J.M.C.

Por Pedro da Fonseca

O autor esclarece que foram dois os motivos que o levaram a escrever este livro: 1.º A prosódia artificial, atrevida e fabricada, imposta aos ouvintes por certos locutores; 2.º A transgressão impiedosa das leis da sintaxe, que defendem e garantem a própria estrutura da Língua Portuguesa, assim como também a sua identidade. E esmiúça alguns desses «espécimes detestáveis»: « Haviam pessoas a falar na rua; às 10 horas, teve lugar a nossa reunião (Francês disfarçado!); estás boa, Maria?; Atlético Cl...

Por Dad Squarisi

Dicas da Dad é um lançamento recente da editora Contexto, São Paulo, Brasil. De modo bem-humorado, prático, rápido e eficiente a aprendermos o português que nos falta todos os dias. É para ler rapidinho, aos pedaços, saltando páginas e dando risadas. O livro responde às mais comuns e às mais raras dúvidas de jornalistas, escritores, professores e leitores. Abrange morfologia, sintaxe, ortografia, fonética, estilo, etimologia, regência, concordância, colocação pronominal, formas verbais. Tudo apre...

Por José Pedro Machado

A reedição desta obra em 3 volumes é uma boa notícia para todos os estudiosos da língua portuguesa. Com este dicionário, agora na 3.ª edição, os interessados poderão saber a origem dos nomes próprios, sobrenomes, apelidos, alcunhas, cognomes, topónimos, etc., usados em português.

Por Joviana Benedito

Os cibernautas desenvolveram uma linguagem específica, para conseguirem o máximo de benefícios dos vários usos da Internet, como o e-mail (correio electrónico), o chat (conversação), os fóruns de discussão, etc. Este dicionário é uma publicação actualizada e adaptada ao mundo lusófono, porque sintetiza as normas consensuais, para que qualquer novo utilizador possa aprender a ser original quando envia mensagens no telemóvel ou na Internet.

Por Jean-François Labourdette

Como é que um território sem unidade natural e com uma população tão diversa se tornou um dos primeiros Estados-nação do Ocidente? Como explicar que este pequeno país se tenha lançado nos grandes descobrimentos que iriam surpreender a Europa do Renascimento? Com esta obra, Jean-François Labourdette responde a estas e muitas outras questões relacionadas com a História de Portugal. A capa, com uma ilustração da Armada de Pedro Álvares Cabral, é da responsabilidade do "designer" Henrique Cayatte.

Por Antônio Houaiss

O mais completo e moderno do género já publicado em Língua Portuguesa, com milhares de sugestões de palavras capazes de exprimir com precisão as necessidades, ideias e sentimentos de cada um. Através de uma consulta rápida e eficaz, terá acesso a 19 450 entradas com mais de 187 000 sinónimos e mais de 86 000 antónimos.