A importância atribuída pelo Brasil ao Acordo Ortográfico de 1990 foi reiterada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na XXIV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros dos Países de Língua Portuguesa, realizada em 19 de julho de 2019 em Mindelo – cujo comunicado final contempla também a língua portuguesa e as questões ortográficas.
Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República aprovou o relatório do grupo de trabalho constituído em 2017 para avaliar o impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não tendo, todavia, aprovado as recomendações neste incluídas.
A marcação da primeira reunião do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa no Porto, em outubro próximo, e a definição de mecanismos para a entrega e a validação urgentes dos Vocabulários Ortográficos Nacionais em falta – de Angola, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe –, para integrarem o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, são duas decisões da XIV Reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), realizada na capital de Cabo Verde, de 27 a 29 de maio de 2019.
O comunicado oficial a seguir, na íntegra.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações