O que é um amanhador? E o bandaço? E escuchar um carapau? E uma pessoa escorva? E uma ouriçada quer dizer o quê? Finalmente: levar uma tuna que sentido tem na na vox populi dos sineenses? O que querem dizer estes e outros mais de 300 termos e expressões antigas das gentes do concelho de Sines – um léxico com influência de muitas proveniências ( que não só locais) e conforme a sua relação com a atividade agrícola (terra) piscatória (mar) – encontra-se acessível num glossário organizado pelo Arquivo e Biblioteca Municipal de Sines e a Universidade de Évora. Este trabalho, onde se casam as expressões suportadas por imagens ilustrativas, encontra-se disponível via Internet e é de consulta gratuita. Aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações