O escritor cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio Camões em 2018, disse no festival Escritaria, em Penafiel, não gostar da palavra lusofonia, considerando que a língua portuguesa não representa «uma cultura lusófona».
Notícia disponível na revista MAG no dia 27 de outubro de 2021 (texto com adaptações).
O Museu Virtual da Lusofonia, uma plataforma de cooperação académica em ciência, ensino e artes no espaço dos países de língua portuguesa e diásporas, vai ser apresentado em 4 de setembro de 2020, na plataforma Google, Arts & Culture durante uma cerimónia realizada em Braga e transmitida em linha. Mais informação no Diário do Minho de 1 de setembro de 2020.
Belmonte vai receber o XXXI Colóquio da Lusofonia entre os dias 12 e 15 de abril de 2019. O programa integra vários debates, paletras e conferências em torno da lusofonia e conta com diversos convidados, entre eles nomes de relevo, como os timorenses Prémio Nobel da Paz 1996, Ximenes Belos e Ramos Horta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações