Textos publicados pela autora
O valor aspetual do gerúndio pedindo
Pergunta: Na sequência «e crianças-rapazes pedindo», a ação é apresentada com valor aspetual imperfetivo ou iterativo?
Grata.Resposta: A falta de contexto não nos permite analisar de forma precisa o valor aspetual da oração apresentada.
Recordemos que o valor aspetual resulta muitas vezes da interação entre o verbo, o tempo em que se encontra flexionado e outros elementos presentes na frase ou no próprio contexto.
Assim, relativamente ao segmento frásico apresentado, apenas poderemos dizer que, por ter como núcleo um...
O verbo destrocar II
Pergunta: Encontramos a resposta a esta questão («Trocar ou destrocar?») aqui no Ciberdúvidas, que não deixa qualquer dúvida.
No entanto, há o caso de pedirmos a alguém para trocar moedas pequenas, trocos, por uma nota. Os trocos deixam de o ser.
Neste caso é aceitável, ou melhor, é correto usar a expressão «Destroca-me estas moedas?»?
E já agora (se possível questionar num mesmo post), a repetição daqueles pontos de interrogação acima é aceitável?Resposta: O verbo trocar tem o sentido de...
«Ter medo de» + infinitivo
Pergunta: Na CNN Portugal li a frase seguinte : «Tínhamos medo de viajar e sermos atingidos...»
Podia dizer-me como é que o escritor decide usar o segundo verbo no infinitivo pessoal ("sermos", e não "ser"), enquanto o primeiro verbo está no infinitivo ("viajar", e não "viajarmos") ?Resposta: Em casos desta natureza é aconselhável a seleção da mesma opção nas duas orações coordenadas. Acrescente-se que o uso do infinitivo não flexionado ou do infinitivo flexionado é relativamente opcional em contexto de...
Ensinar em orações relativas: «que lhe tinha ensinado a ser»
Pergunta: Nas estruturas abaixo, o segmento "que lhe tinha ensinado ser", da forma em que se encontra colocado, está correto?
«Sobre o filho, o pai pensava: José, sim, sempre cuidando das obrigações como gente de bem que lhe tinha ensinado ser!»
Obrigada.Resposta: A construção apresentada não é correta porque deveria incluir uma preposição antes do verbo ser. Assim, a frase deveria ser construída tal como se apresenta em (1):
(1) «Sobre o filho, o pai pensava: José, sim, sempre cuidando das obrigações...
