Pergunta:
«A próclise é de rigor quando o verbo vem antecedido de certos advérbios (ainda, já, sempre, só, talvez, etc), ou expressões adverbiais, e não há pausa que os separe.»
A minha dúvida é esse etc. Quais são os advérbios que atraem os pronomes?
Felicidades pelo vosso trabalho!
Obrigado!
Resposta:
Em português europeu, podemos identificar um conjunto de advérbios que são atratores de próclise, ou seja, atraem o pronome para antes do verbo. Entre eles encontram-se três tipos de advérbios:
(i) os advérbios focalizadores, que são aqueles que «realçam, de forma diferentes, uma entidade ou grupo de entidades na perspetiva da sua pertença a um determinado conjunto de elementos, que pode ser recuperado através do contexto discursivo»1. Estes advérbios são atratores de próclise quando colocados antes do verbo. Entre eles encontram-se os advérbios focalizadores exclusivos (apenas, somente, só, logo, antes), os inclusivos (também, até mesmo), os aspetuais (já, ainda, quase) e o advérbio talvez2;
(ii) os advérbios enfatizadores: estes advérbios contribuem para intensificar e enfatizar uma afirmação e são atratores de próclise quando em posição pré-verbal. Entre eles estão os advérbios bem, lá, até, logo, sempre, já3:
(1) «Eu bem o vi chegar.»
(2) «Ele sempre me avisou.»
(iii) os advérbios focalizados: advérbios nos quais se coloca o foco e que podem ser objeto de clivagem, como acontece em (4):
(3) «Depois te contarei a verdade.»
(4) «Só depois te contarei a verdade.»4
Entre os advérbios que admitem focalização, estão, por exemplo, sempre, logo, ali, rapidamente5.
Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as suas gentis palavras.
Disponha sempr...