Textos publicados pela autora
Verbos no conjuntivo combinados com verbos no indicativo
Pergunta: Tenho sempre dúvida em relação a tempos compostos do conjuntivo, em particular, à distinção entre o pretérito perfeito composto do conjuntivo (PPC) e pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo (PMPC) nestas frases:
(1) Embora ela já tenha saído/ tivesse saído há muito tempo, ainda não chegou a casa.
(2) Embora ele o tivesse visto/ tenha visto, não o cumprimentou.
(3) Embora o Jorge lá tenha ido/ tivesse ido várias vezes, perdeu-se no caminho.
Diz-se no livro de gramática que o PMPC se usa para falar de...
Abençoar e bendizer
Pergunta: Qual é a diferença entre abençoar e bendizer?Resposta: De uma forma geral, os verbos são sinónimos, podendo ser ambos usados com o sentido de «lançar bênção a»1.
Poderá, não obstante, existir uma diferença na frequência de uso dos verbos relativamente a alguns dos seus significados. Abençoar tem maior amplitude de significação e é usado frequentemente com o sentido de «dar a bênção (divina)» ou de «bem-fadar / glorificar».
(1) «O sacerdote...
Transtorno e transtornos
Pergunta: Após conversa com uma colega de trabalho, ficamos na dúvida se, por exemplo, em e-mails, o correto é escrever-se «lamentamos os transtornos causados» ou «lamentamos o transtorno causado».
Neste sentido, solicitava esclarecimento.Resposta: As duas opções são aceitáveis, embora traduzam sentidos ligeiramente diferentes.
Os nomes que designam situações abstratas, como sentimentos, e que não são contáveis (isto é, que habitualmente não se quantificam, como acontece em «*dois medos»), são...
Benevolência vs. bondade
Pergunta: Será que há diferença entre benevolência e bondade?Resposta: As palavras podem ser usadas com um sentido equivalente de «desejar fazer bem aos outros»1:
(1) «A sua bondade levava-o a ajudar muitas pessoas.»
O sentido de bondade poderá, eventualmente, ser mais amplo do que o de benevolência, abarcando os sentido de «disposição natural para o bem» ou de «boa índole»:
(2) «Ele é a bondade em pessoa.»
Bondade surge...
