Textos publicados pela autora
«Para mim» como predicativo do sujeito
Pergunta: Gostaria, se possível, que dissertassem um pouco sobre o predicativo do sujeito na seguinte frase «Esse bolo é para mim».
Sabendo que o predicativo é uma característica do sujeito, como defender a ideia de que «para mim» é uma característica de «esse bolo».
Certo do auxílio, agradeço.Resposta: O verbo copulativo pode combinar-se com predicações de várias naturezas: de base nominal (1), de base adjetival (2), sintagma preposicional (3) ou sintagma adverbial (4):
(1) «O João é um homem forte.»
(2) «O João é...
A palavra fogo
Pergunta: A palavra fogo tem muitos sentidos, um deles exprime espanto, desapontamento, dor, indignação, etc.
Podia ajudar-me criar uma frase ou descrever uma situação sobre este significado?
Obrigada!Resposta: Com efeito, a palavra fogo pode ser usada como interjeição, em contextos informais, com a intenção de exprimir espanto, desapontamento, dor, indignação. Note-se que será pelo contexto que estes sentidos serão ativados. Eis alguns exemplos:
(1) «Este monumento é...
Os conectores «por um lado» e «por outro...»
Pergunta: Na frase:
«Duas causas contribuíam para este anseio generalizado. Por um lado, a evolução literária, com o renascimento do gosto pelos modelos da antiguidade. Os humanistas manifestavam o desejo de ressuscitar os géneros clássicos, entre os quais se contava a epopeia, representada sobretudo pelos poemas homéricos – a Ilíada e a Odisseia – e pela Eneida, de Virgílio. Por outro lado, havia o tema a impor o livro.»
Os conectores «por um lado» e «por outro» – transmitem uma ideia de alternativa ou de...
«Ajuda letal»?
Um modismo assente numa clara contradição
«A expressão «ajuda letal» foi retomada recentemente na comunicação social portuguesa, associada ao contexto da guerra na Ucrânia para referir o apoio em armamento bélico ao Governo de Kiev por parte dos EUA e outros países ocidentais». Um modismo que encerra uma clara contradição, como explica a professora Carla Marques. ...
O verbo derivar
Pergunta: Sobre o uso (por vezes incorreto) do verbo derivar, perguntava-vos se, na frase apresentada, é possível aceitar o seu uso:
«A poluição deriva da falta de civismo.»
Cordialmente.Resposta: O verbo derivar pode ter o significado de “ser proveniente de; ter a sua origem em; proceder” (Dicionário Houaiss), entre outros.
Ora, a frase apresentada permite a substituição de derivar por «ter a sua origem em», assegurando uma leitura não...
