DÚVIDAS

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Textos publicados pela autora

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«Duvido que chova»

Pergunta: Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho! Na frase «duvido que chova», temos modalidade epistémica com valor de [in]certeza ou de probabilidade? Muito obrigada desde já!Resposta: Sem um contexto que possa enquadrar a frase apresentada, é difícil determinar com alguma precisão o valor da modalidade que ela veicula. Não obstante, poderemos considerar a possibilidade de estarmos perante a expressão da modalidade epistémica com valor de probabilidade. A modalidade epistémica pode envolver a dimensão da...

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«Que tal...?» com infinitivo flexionado

Pergunta: Agradecia que me explicassem o seguinte: a) a razão do uso do infinitivo pessoal com «que tal...?» – ex: «Já é tarde! Que tal te levantares?» b) Como classificar «que tal»? Obrigadíssima pelo vosso trabalho e dedicação em prol do português!Resposta: A expressão apresentada configura um ato ilocutório diretivo indireto, na medida em que tem a intenção de levar o interlocutor a realizar uma ação, neste caso a de se levantar. A frase é introduzida pela expressão fixa «que tal» que, neste caso, funciona como um...

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O uso de nomeadamente: «Fátima recebe, nomeadamente...»

Pergunta: Li atentamente todas as respostas que deram sobre o uso de nomeadamente. A dúvida recai no elemento precedente. Observem-se as seguintes frases: a) Fátima recebe católicos, nomeadamente, europeus, latinos e asiáticos. b) Fátima recebe, nomeadamente, europeus, latinos e asiáticos. A frase b) estaria correta? Para mim falta-lhe um nome que seja especificado / esclarecido posteriormente pelo nomeadamente. Nesta frase poderia ser «católicos» ou «várias pessoas. O...

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Conotação e denotação nos programas de ensino em Portugal

Pergunta: Os conceitos de conotação e denotação integram-se nos conteúdos gramaticais [estudados em Portugal]? Nos manuais surgem associados a exercícios de gramática, mas tenho algumas dúvidas. Podiam esclarecer-me? Muito obrigada.Resposta: O documento das Aprendizagens Essenciais (AE) para a disciplina de Português não apresenta os conceitos de conotação e denotação como conteúdos explícitos do domínio da gramática em nenhum dos anos de escolaridade. Não obstante, no 4.º ano de escolaridade, prevê a...
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