Textos publicados pela autora
Lexicalização e composicionalidade
Pergunta: O que é lexicalização e composicionalidade ?Resposta: A lexicalização é o fenómeno que consiste em integrar no léxico uma determinada unidade. A integração de um vocábulo novo no léxico é um exemplo deste fenómeno.
A composicionalidade é uma abordagem teórica que, no caso da linguística, parte do princípio que o significado do todo é composto pelo significado das partes que o compõem a que se acrescentam as regras que regem essa junção. Assim, o sentido de uma expressão composta resulta do significado das suas partes...
De correr a «correr atrás do prejuízo»
O contrassenso de alguns modismos
O verbo correr é de uso corrente, tanto em sentidos associados ao movimento físico como noutros menos literais. A sua combinação com preposições diversificadas gera também sentidos específicos. Estranho, todavia, é o uso do verbo na construção «correr atrás do prejuízo», que significa o contrário daquilo que se afirma. Um modismo analisado à lupa pela professora Carla Marques. ...
O verbo exultar
Pergunta: «A luta por causas nobres exultava-o.»
A frase está correta?Resposta: A frase está incorreta.
O verbo exultar, que significa «sentir grande prazer; ter grande alegria» (Dicionário Priberam), é um verbo intransitivo, pelo que não se constrói com complemento(s).
Na frase apresentada, o verbo surge acompanhado de um complemento direto, o pronome pessoal o, pelo que não é aceitável.
Disponha sempre!...
«Começou a ajudar a missa teria talvez uns doze anos»
Pergunta: Na frase «Começou a ajudar a missa teria talvez uns doze anos», porque é que o infinitivo ter é usado no condicional?
Não era melhor se utilizássemos gerúndio?
«Começou a ajudar a missa, talvez, tendo uns doze anos», ou bem «Começou a ajudar a missa, quando teria talvez uns doze anos»?
Obrigado pela disponibilidade.Resposta: Ambas as opções, pelo condicional ou pelo gerúndio, são possíveis e estão corretas.
A diferença entre elas reside no valor que se associa ao tempo/modo...
