Pergunta:
Estou estudando os cinco tipos de coesão (coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição) e já me deparei com dúvidas, pois os termos se repetem.
Na coesão referencial, por exemplo, ela pode ser anáfora, catáfora, elipse (que aparentemente é a mesma coisa que coesão por elipse) e reiteração (que também pode ocorrer na coesão lexical). Na coesão lexical, pode ser reiteração (como citado acima), substituição (que aparentemente é o mesmo que coesão por substituição) e contígua.
Falta-me apenas eu estudar a coesão sequencial, que ainda não tive tempo.
As referências acima procedem ou estão incorretas? Se está correto, por que se informa haver cinco tipos de coesão, quando três delas são situações que ocorrem em outros tipos de coesão?
Resposta:
Existem vários tipos de coesão, que importa distinguir:
(i) coesão lexical: assenta nas relações que as palavras estabelecem por partilharem traços semânticos idênticos, que lhe permitem estabelecer relações de hierarquia (hiperónimo-hipónimo), de parte-todo (holónimo-merónimo), sinonímia e antonímia:
(1) «O escritor publicou um livro. O autor dedicou-o à mãe.»
(ii) coesão referencial: assenta na relação gramatical entre dadas formas linguísticas que têm a capacidade para apontar para expressões que já apareceram no texto ou que aparecem mais à frente; a anáfora ou a catáfora são processos que estabelecem a coesão referencial, assim como a elipse:
(2) «O João chegou. Ele vem cansado.»
Neste quadro, as expressões «coesão referencial, coesão por elipse e coesão por substituição estarão todas incluídas no mesmo quadro da coesão referencial.
(iii) coesão interfrásica: assenta em processos gramaticais que estabelecer relações entre segmentos frásicos. Os conectores são as unidades que tipicamente asseguram este tipo de coesão:
(3) «Primeiro, abriu as portas. Depois, deu início à palestra.»
A coesão sequencial corresponderá a ao tipo de coesão aqui descrito.
(iv) coesão temporal: assenta nos processos de sequencialização temporal que contribuem para a ordenação temporal e relativa...