Textos publicados pela autora
Construção de grau: «... tão livre quanto...»
Pergunta: A frase «[Ele é] tão livre quanto renuncia ao que o tenta amiúde» está correta?
Numa construção mais simples: «o sujeito é livre na medida em que renuncia àquilo que o tenta frequentemente».Resposta: A frase provoca alguma estranheza na medida em que pretende expressar uma relação consequencial ou causal, mas os conectores utilizados marcam uma relação comparativa de igualdade. Por exemplo, na frase (1) é possível estabelecer esse valor comparativo entre os dois termos:
(1) «O João é tão trabalhador quanto a Rita...
Tudo, antecedente do pronome relativo quanto
Pergunta: Nas frases :
1. «Tudo quanto houve passou.»
2. «Tudo quanto é passa.»
Em 1, o termo «Tudo quanto houve» é oração subordinada substantiva subjetiva? Ou o termo «quanto houve» é oração subordinada adjetiva?
Em 2, o termo «tudo quanto é» oração subordinada substantiva subjetiva? Ou o termo «quanto é» é oração subordinada adjetiva?
Agradeço.Resposta: Nos casos em apreço estamos perante orações subordinadas adjetivas relativas introduzidas por quanto. Quanto é...
O verbo significar seguido de oração subordinada
Pergunta: Quanto mais estudo sobre modos verbais, mais tenho dúvidas sobre questões que parecem simples, especialmente o subjuntivo.
1) «Estudei física, mas isso significa que eu conheço todas as fórmulas?»
2) «Estudei física, mas isso significa que eu conheça todas as fórmulas?»
Qual frase está correta? A 1 soa mais certa quando a digo em voz alta, porém, como a frase expressa dúvida, a 2 parece estar sintaticamente correta.
Grato pela ajuda.Resposta: A frase apresentada em (1) é a correta.
O modo conjuntivo numa...
A expressão «mal seria»
Pergunta: Oiço muitas vezes a expressão «Mau era, se isso fosse assim».
Para mim devia ser «Mal seria, se isso fosse assim».
Gostava que me tirassem esta dúvida, porque é uma coisa que se ouve muito e na minha opinião mal dito. Mas se calhar estou enganada.
Obrigada pela vossa atenção.Resposta: Sem outro contexto, expressão preferível será a que recorre ao uso do adjetivo mau. Este adjetivo poderá significar «que é nocivo, prejudicial», «que é triste, funesto» ou «que não satisfaz, que é insuficiente»1....
«Felizmente que ele chegou»
