Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
100K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual a diferença entre minimizar e diminuir? Serão a mesma coisa, ou têm alguma diferença?

Obrigada.

Resposta:

O verbo minimizar (de mínimo + -izar) significa «reduzir ao mínimo»; «diminuir»; e, em sentido figurado, «considerar de reduzida importância»; «depreciar; desvalorizar»; ou «não atribuir o devido valor a; menosprezar».

O verbo diminuir (do latim deminuĕre, "diminuir; fazer em pedaços") quer dizer «tornar menor; encurtar; reduzir»; em matemática, é «subtrair (um número) de outro; achar a diferença entre dois números; deduzir»; trata-se, ainda, de «enfraquecer»; «abrandar»; «rebaixar; deprimir». Como verbo intransitivo, é «tornar-se menor»; «abrandar»; «abater»; «rarear»; «gastar-se»; «amortecer»; e «emagrecer».

Assim, em alguns contextos, estes verbos são sinónimos, como em «minimizar (ou diminuir) o ecrã». Já em «diminuir a velocidade», por exemplo, não há sinonímia, visto que se pode diminuir um pouco a velocidade (de 100 para 90), sem a «reduzir ao mínimo». Por outro lado, os sinónimos perfeitos são muito raros.

[Fonte: Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora.]

Pergunta:

Qual é o plural do substantivo matacão? Embora o Dicionário Houaiss só traga "matacães", essa forma praticamente não aparece nos trabalhos científicos sobre geologia. Os profissionais da área só escrevem praticamente "matacões".

Resposta:

O plural de matacão é matacães, dado que este substantivo (nome) deriva de «matar + cão»; e o plural de cão é cães.

Como sabe, a palavra matacão significa, em geologia, «bloco de rocha compacta, de forma arredondada, produzido pela esfoliação tipo casca de cebola, que resulta de causas como intemperismo, atividade glacial, transporte fluvial e ação das ondas no litoral; bloco de decomposição, bloco esfoliado». Trata-se ainda de, em sentido figurado, «grande naco ou pedaço»; «pedra pequena»; e «suíça ou corte de barba que deixa o queixo visível».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Bosque é um nome comum, ou coletivo?

Resposta:

O Dicionário de Nomes Colectivos (Lisboa, Edições Europa-América, 2006), de Fernanda Carrilho, regista bosque como nome (substantivo) colectivo de «árvores, mastros, mato, varas».

Pergunta:

Gostaria de saber o plural da palavra látex, caso exista. A formação do plural desta palavra segue alguma regra?

Obrigado.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o plural da palavra látex é látices. Entretanto, na entrada látice, o dicionário diz que é vocábulo «pouco usado», mas afirma que «é f[orma] preferida por Rebelo Gonçalves a látex». 

Látex deriva do «lat[im] lătex,ĭcis, "água nascente, líquido, fluido", pelo nom[inativo]; c[om]p[are (com)] div[er]g[ente] látice».

Pergunta:

O que quer dizer redivivo?

Antecipadamente grata.

Resposta:

O adjectivo redivivo quer dizer «que voltou à vida; ressuscitado»; «que rejuvenesceu; rejuvenescido, remoçado»; ou «que se manifestou de novo; renovado».

A palavra redivivo é oriunda do «lat[im] redivīvus,a,um, "renascente, ressuscitado, tornado à vida, restaurado"».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss.]