Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
100K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber se a palavra urgente leva acentuação no e, pois tenho a ideia de ter aprendido a escrever "urgênte", e não "urgente"...

Obrigado.

Resposta:

A palavra urgente escreve-se assim mesmo (sem acento circunflexo). A própria etimologia do vocábulo nada pressupõe, nesse sentido, em relação ao passado da palavra. Com efeito, urgente deriva do «lat[im] urgens,entis, part[icípio] pres[ente] do lat[im] urgēre, "apertar, comprimir, impelir; perseguir, ameaçar; apressar; insistir"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXV vurgemte, 1572 urgente».

O adjectivo urgente significa «que é necessário ser atendido ou feito com rapidez; que não pode ser retardado»; «de que não se pode prescindir; indispensável»; «que indica necessidade imediata ou pressa»; e «que não demora; iminente».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Tenho uma dúvida com respeito à palavra pimba, que já várias vezes a tenho ouvido, seja numa conotação positiva ou negativa.

Qual é exactamente o significado da palavra pimba? Qual é a sua relação com a música portuguesa ou cantada em português lusitano? Quando referem-se a algo que é pimba, sempre tem que entender-se como algo negativo?

Muito obrigado pela sua atenção.

Resposta:

O adjectivo pimba, termo depreciativo, ou seja, «palavra com conotação negativa», é «considerado de mau gosto ou vulgar»; trata-se de vocábulo «de origem onomatopeica».

A palavra pimba ainda é uma interjeição «indicativa de um acontecimento imprevisto ou o desfecho de uma acção».

Em Portugal, chama-se «música pimba» a algumas canções ligeiras, com letras consideradas de mau gosto por certos sectores, mas aqui já entramos no campo da opinião, fora, portanto, do âmbito de Ciberdúvidas.

A referência «a algo que é pimba» tem, regra geral, uma conotação negativa.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Gostaria de saber se a palavra "heridalogia" existe na língua portuguesa e, se existe, qual o seu significado.

Obrigado.

Resposta:

Os dicionários consultados não registam "heridalogia"; dado que não nos deu o contexto, encontrei, com algumas semelhanças, a palavra herederologia («ramo da ciência que estuda a hereditariedade e seus problemas») [in Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora].

O mesmo dicionário também acolhe o termo iridologia, tratando-se de «ramo da ciência que estuda a íris (cor, alterações, motilidade, etc.) com a finalidade de diagnosticar doenças».

Pergunta:

Que significa buréis?

Resposta:

A palavra buréis é o plural do nome (substantivo) burel, tratando-se de «tecido grosseiro de lã» ou «hábito de frade»; em sentido figurado, é «luto». Significa ainda «vida ascética».

Burel deriva «do lat[im] *bura-, "fazenda grosseira de lã", pelo prov[ençal] burel, "id."».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo magnífico?

Resposta:

O superlativo absoluto sintético do adjectivo magnífico é magnificentíssimo, palavra que significa «muito magnífico» e deriva do «lat[im] magnificentissimus,a,um "id.", de orig[em] contr[o]v[ersa]; sup[erlativo] de magnifĭcus,a,um, "que faz grandes coisas, glorioso" ou depreendido do rad[ical] de magnificentĭa,ae, "magnificência, esplendor, grandeza"».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]