Textos publicados pelo autor
Estrutural e estruturante
Pergunta: Qual a diferença entre estrutural e estruturante?Resposta: Muito sinteticamente, pode dizer-se que estrutural ocorre no sentido de «(aquilo que é) relativo a uma estrutura» (significado relacional), enquanto estruturante se usa na aceção de «que dá estrutura, que determina uma estrutura» (sentido agentivo ou causativo).
Este contraste pode ser confirmado pela consulta de vários dicionários – por exemplo, do Dicionário...
A expressão «boa esperança»
Pergunta: Por que se diz a expressão «boa esperança»? Dessa forma, como «Nossa Senhora da Boa Esperança», «fazenda Boa Esperança», etc.?
O uso do adjetivo se dá por ênfase, já que se espera que toda esperança seja boa, sendo estranho ter-se uma «má esperança»?
Muito obrigado, desde já.Resposta: Será preciso ir à história do português, quando esperança podia assumir um valor mais neutro, no sentido de «expetativa» ou «perspetiva», conforme se pode depreender dos seguintes exemplos, um quinhentista e...
A expressão «tem de ter tinta na caneta»
Pergunta: «Tem que ter tinta na caneta.»
Este ditado vem de onde?Resposta: É uma expressão que parece bastante recente e que encontra uma versão mais completa em «não basta ter caneta, tem de ter caneta» (ou numa versão mais popular «tem que ter caneta»), como sugere o seguinte exemplo:
(1) «A função dele é criar uma base governista. E, para criar a base governista, não basta lábia, tem que ter caneta. Não basta ter caneta, tem que ter tinta na caneta.» ("Um projeto para 20 anos", Crusoé, 27/09/2019)
Pelo contexto,...
Maiúsculas e contrações de preposições com pronomes II
Pergunta: A propósito da pergunta publicada 19/04/2022 [sobre a grafia de dele, referido a Deus], não seria mais simples, e certamente mais elegante, simplesmente transferir o destaque em maiúscula para a letra inicial, suprimindo o apóstrofo?
«Em Deus cremos, e Nele recai toda a nossa esperança.»
Obrigado.Resposta: No contexto da atual norma ortográfica, não parece haver preceito claro quanto a essa possibilidade mais «elegante» – a de grafar em maiúscula a letra correspondente à...
Sobre o ponto das letras i e j
Pergunta: Por que o i e o j possuem pinguinhos?
Muitíssimo obrigado.Resposta: Sobre o popularmente chamado "pingo" ou "pinguinho" (em Portugal, "pintinha") sobre o i e o j, aceita-se que este ponto sobrescrito surgiu no contexto da escrita cursiva para distinguir esta de outras letras. É o que se pode ler, por exemplo, na versão em linha da Enciclopédia Britânica:
«A letra minúscula i é somente uma forma mais curta da maiúscula. O ponto...
