Textos publicados pelo autor
O anglicismo crumble (doçaria)
Pergunta: Queria saber qual é o termo que se usa em português para designar o inglês crumble, isso é, por uma parte, a cobertura crocante de um doce tipo tarte, com frutas, tradicional de Inglaterra, e por outra (e por extensão) esse mesmo doce.
Muito obrigada.Resposta: Não parece haver termo vernáculo estável para crumble, que, aliás, é um conceito relativamente recente – mas cada vez mais popular – no contexto da pastelaria e até genericamente da gastronomia em português....
Topónimos começados por A de: A das Lebres
Pergunta: Gostaria de saber qual a grafia correta para os topónimos começados pelo som A-do, pois encontram-se registos com 3 grafias diferentes. Ex. A-do-Mourão, A-das-Lebres, A-dos-Bispos Será: - À-do - A-do - Á-do
Agradeço desde já o vosso trabalho e a ajuda prestada.Resposta: Os topónimos formados com «A de/da/de...» escrevem-se sem hífenes.
O Vocabulário Toponímico associado ao Vocabulário Ortográfico Comum (VOC, 2017), do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, regista os...
Concordância de adjetivos compostos com cor
Pergunta: Em cores originadas de adjetivos compostos apenas o segundo elemento sofre a concordância nominal.
A minha dúvida é se isso se mantém quando vem antecedido da palavra cor, como nos exemplos: "roupa na cor amarelo-esverdeada" / "vermelho-clara" / "azul-escura" etc.
Ou seja, concorda em singular feminino, pois é antecedido da palavra cor, certo?
Ou a cor ficaria invariável: «roupa na cor "amarelo- esverdeado" / "vermelho-claro" / "azul-escuro"» etc?Resposta: Fica «cor...
Ditongos crescentes e acentuação gráfica
Pergunta: Estou a ter alguns problemas para distinguir ditongos crescentes.
Poder-me-ão dizer se é uma situação normal, dado que são muito instáveis e que há quem os considere falsos ditongos. (Já vi quem defenda serem falsos ditongos, outros, porém, chamam-lhes falsas esdrúxulas. Não sei qual seria a designação apropriada.).
O problema é, no momento em que tenho de acentuar graficamente as palavras que os incluem, não sei porque tenho de aplicar a regra.
Como posso justificar a acentuação gráfica em palavras...
As classes de palavras de bastante
Pergunta: A palavra bastante, além de poder classificar-se como adjetivo ou advérbio, pode aínda funcionar como pronome indefinido?
Obrigado.Resposta: No quadro da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), de 1959, considera-se que a palavra bastante, como sinónimo de muito, é um pronome indefinido (substantivo e adjetivo)1.
Em Portugal, no contexto não universitário, inclui-se bastante quer entre os quantificadores...
