Textos publicados pelo autor
O sufixo -aço
Pergunta: Tenho visto as duas formas, "primaço" e "primasso", escritas nas redes sociais para se referirem a primos chegados ou muito amigos.
A pergunta é, qual das formas está correta, se é que alguma o está, uma vez que ambas não constam em nenhum dicionário?
ObrigadoResposta: Escreve-se primaço.
O sufixo em questão tem a grafia -aço, e não "-asso", como se comprovam pelas respetivas entradas em dicionários de Portugal e do Brasil:
«-aço: sufixo nominal, de origem...
O feminino de paladino
Pergunta: Como ficaria no feminino o seguinte verso de Antero de Quental: «Paladino do amor,busco anelante» [de "O Palácio da Ventura"]?
Grata.Resposta: Pode formar-se regularmente paladina, pois o radical de paladino – paladin- – não é incompatível com a adjunção do índice temático -a.
Acontece que o nome tipicamente tem sido associado a homens, de tal maneira, que os dicionários só o registam como «nome masculino» e definem-no em alusão a...
A história da grafia às (contração)
Pergunta: Comprei recentemente a edição fac-similada do famoso Cozinheiro dos Cozinheiros de Plantier. É um livro extraordinário, no sentido gastronómico do termo. Mas também achei muito interessante as diferenças na grafia do português, desde o final do século XIX, e algumas palavras agora muito raras (trocazes, láparo, lebracho, tencas, etc.).
Mas a minha pergunta concreta tem a ver simplesmente com a palavra...
Os homófonos (ou parónimos) penico e pinico
Pergunta: Gostaria de saber o significado e qual o correto entre penico e pinico.Resposta: São palavras diferentes e corretas:
– penico: «vaso para urina e dejeções»;
– pinico: «ponta aguda, bico».
Ambas as palavras têm origem obscura.
Note-se também que as duas palavras têm geralmente pronúncias muito parecidas (são, portanto, parónimas), mas, entre muitos falantes, chegam a identificar-se foneticamente, tornando-se...
Os verbos gabiar e gavear
Pergunta: Gostava de saber qual o significado do verbo gabiar, na minha zona é fazer valas para plantar bacelo ou outras árvores novas, mas como só encontrei a conjugação do verbo sem significado.
ObrigadoResposta: Gabiar é o mesmo que gavear, um transmontanismo que significa «plantar bacelo», conforme já registava Cândido de Figueiredo, no seu Nôvo Diccionário da Língua Portuguesa, em 1899.
A forma gabiar tem como nome...
