Textos publicados pelo autor
Acentos gráficos sobre ditongos nasais
Pergunta: Se todas as vogais nasais são fechadas, por que as palavras oxítonas/agudas terminadas em em (em que se origina um ditongo decrescente nasal fechado – ditongo fonético) são grafadas com acento agudo e não circunflexo (como também, amém, armazém, porém), excetuando-se os derivados dos verbo ter e vir na 3.ª pessoa do plural?Resposta: Não parece haver outra explicação que não seja a...
Evolução fonética: do latim nostrum ao português nosso
Pergunta: Já vi duas versões ligeiramente diferentes da evolução fonética de nostrum para nosso. Diferem nos fenómenos do interior da palavra. Uma considera que houve síncope do /t/ e assimilação do /r/; a outra considera que houve síncope do /r/ e assimilação do /t/.
Gostaria que me esclarecessem, por favor.Resposta: Só me foi possível encontrar fontes que tendem a confirmar a segunda descrição ou a convergir com ela: no latim nostrum, teria ocorrido relativamente cedo – talvez já no...
O regionalismo «de enxotão»
Pergunta: O meu falecido pai utilizava um termo para descrever quando por um rego de água estava a verter bastante. Este termo era «deitar de enxotão».
Pergunto se esta palavra tem alguma razão de ser e qual a origem?
Obrigado.Resposta: A expressão é relativamente transparente, porque deriva do verbo enxotar, que significa «expulsar com agressividade». Sendo assim, percebe-se que «deitar de enxotão» quererá dizer «fazer sair com força (no caso, água)».
Observe-se, no entanto, que não foi aqui...
Empreendedorismo e computorizado
Pergunta: À semelhança de computorizado em alternativa a computadorizado, pode usar-se "empreendorismo" em alternativa a empreendedorismo?Resposta: A forma correta continua a ser empreendedorismo, e não se aceita "empreendorismo".
O caso de computorizado é um pouco diferente: está de facto descrito como resultado da queda da sílaba -do- na forma computadorizado1. Contudo, não...
O regionalismo manaxo (Douro e Beiras)
Pergunta: Estou a fazer uma releitura das obras de João de Araújo Correia, conhecido pela sua correcção na escrita do português, e encontrei no livro "Terra Ingrata" no conto "A mulher do Narciso", a seguinte frase:
«No tanque onde as mulheres sujas procuravam desencardir os manachos em água estagnada...»
Procurei nos dicionários online, mas não encontrei significado para a palavra "manachos".
Será que me podem esclarecer?
Obrigado.Resposta: Pelo contexto, trata-se, com toda a probabilidade,...
