Pergunta:
O termo "triliões" existe? E quanto vale, de facto, 1 trilião?
Como vejo escrito com sentidos diferentes em Angola, no Brasil e em Portugal...
Agradeço a ajuda.
Resposta:
A palavra trilião está registada nos dicionários e nos vocabulários ortográficos (por exemplo, no de Rebelo Gonçalves, de 1966 ou, mais recentemente, Vocabulário Ortográfico do Português). Contudo, o seu significado nem sempre é o mesmo nos diferentes países de língua portuguesa. No Brasil, tendo em conta que bilião ou a variante bilhão são empregadas no sentido de «mil milhões», um trilião (ou trilhão, na variante aí mais corrente) é o mesmo que «mil biliões» – de forma mais clara, corresponde a 1012, isto é, um 1 seguido de 12 zeros. Em Portugal, em Angola e noutros países, um bilião é «um milhão de milhões», e, portanto, «um trilião» deve ser interpretado como «um milhão de biliões» – ou seja, 1018 (1 seguido de 18 zeros; ver Norma Portuguesa 18: 2006, sobre nomenclatura dos grandes números).
Historicamente, o contraste existente entre o uso brasileiro e o dos outros países de língua portuguesa — escala curta e escala longa, respetivamente — tem que ver com o facto de a chamada "regra dos 6N" não ter sido seguida pelo Brasil, como regista o Dicionário Houaiss, 2001:
«regra 6 regra, unanimemente adotada pelos Estados-membros para o Sistema Internacional de Pesos e Medidas na IX Conferência Internacional de Pesos e Medidas em Paris (1949), de que o Brasil faz parte, se...