Pergunta:
Minha dúvida é sobre a regência do verbo auxiliar.
Devo dizer «este programa auxiliou a detecção de erros», «este programa auxiliou à detecção de erros», ou «este programa auxiliou na detecção de erros»?
O dicionário indica que auxiliar é transitivo direto, porém acredito que se considerem «pessoas» como objeto direto e «detecção de erros» como complemento.
Por exemplo: «Este programa auxiliou-nos na detecção de erros.» Ao se retirar tal objeto, a forma correta da construção apresentada seria, portanto, «este programa auxiliou na detecção de erros»?
Resposta:
Pode escrever com igual correção «este programa auxiliou a detecção de erros» e «este programa auxiliou na detecção de erros».
Com os significados de «contribuir (para)» e «facilitar», o verbo auxiliar pode ser usado quer como verbo transitivo direto quer como transitivo indireto; ex.: «a contenção da violência urbana auxilia a melhoria da imagem do país»; «a comunidade auxiliou muito na última campanha» (do Dicionário Houaiss).
O verbo em referência pode ainda ser utilizado noutras aceções (cf. idem):
– «dar auxílio a; ajudar, socorrer»: «auxiliou o acidentado» (transitivo direto); «auxiliamos os refugiados na remoção para outros países» (bitransitivo);
– «trabalhar junto a alguém mais experiente ou graduado, na qualidade de ajudante, assistente etc.»: «auxilia o chefe do departamento» (transitivo direto).