Textos publicados pelo autor
Semântica do complemento oblíquo
Pergunta: De acordo com a gramática que consultei, os complementos oblíquos nas seguintes frases:
a) «Fui a Lisboa.»b) «Adiei isso até Março.»c) «Ela sentiu-se mal.»
Transmitem as ideias de...
a) lugarb) tempoc) modo
O que corresponde grosso modo aos antigos complementos circunstanciais. Posso concluir que todos os complementos oblíquos transmitem uma ideia que corresponde a um antigo complemento circunstancial (de companhia, etc.)?
Ainda no seguimento das ideias transmitidas por...
Externalizar e externalização
Pergunta: Li algures que o Conselho de Administração da RTP estaria «a equacionar a externalização dos serviços de manutenção dos emissores das rádios públicas...)».
"Externacionalização"? Que raio de neologismo é este?
Obrigado.Resposta: Trata-se de um erro, porque tal forma pressupõe um verbo "externacionalizar", que não se atesta nem se afigura correto, porque não existe o adjetivo do qual deveria derivar (o * indica agramaticalidade) – *"externacional". No entanto, regista-se externalizar,...
Mail, e-mail e «correio eletrónico»
Pergunta: Diz-se «vou enviar por mail», ou «vou enviar por e-mail»?Resposta: É uma questão de registo linguístico. Informalmente, pode dizer «vou enviar por mail». Se pretende usar o estrangeirismo correto, dirá «vou enviar por email» (ou e-mail). E, num português mais vernáculo, dirá «vou enviar por correio eletrónico»....
A formação do substantivo sinalética
Pergunta: Gostaria de saber como é formada a palavra sinalética, de acordo com o novo acordo ortográfico, por favor.Resposta: O novo acordo ortográfico não se refere à formação de palavras, apenas diz respeito à ortografia. O que a pergunta visa é a análise morfológica da palavra sinalética, a qual pode ser encarada de duas maneiras:
a) como conversão do feminino de um adjetivo derivado de sinal: sinal + ético (cf....
Como distinguir uma oração completiva de uma oração relativa sem antecedente
Pergunta: Gostava que alguém me pudesse esclarecer numa dúvida em relação a orações. Ando no 9.º ano.
Tenho tido muitas dificuldades em conseguir distinguir orações subordinadas substantivas completivas e relativas sem antecedente. Será que alguém pode ajudar-me a distingui-las melhor?Resposta: O tema a abordar não é fácil porque há contextos em que os dois tipos de oração se confundem, mas vamos procurar evidenciar a diferença.
Uma oração completiva segue-se geralmente a um verbo ou a uma locução verbal e desempenha a...
