Textos publicados pelo autor
A associação dos pontos de interrogação e exclamação
Pergunta: Gostaria de saber se, em textos formais (literários ou técnicos), com intenção de aplicação do vernáculo, é adequado o uso conjunto dos pontos de exclamação e interrogação. Se sim, é indiferente escrever primeiro a interrogação (?!) ou primeiro a exclamação (!?)? E em relação à escrita repetida dos dois pontos (?!?!?! ou !?!?!?), é correta? Não são estes estilos de pontuação mais próprios da banda desenhada?
Grata.Resposta: O uso associado dos pontos de interrogação e exclamação figura em gramáticas de referência,...
O substantivo natureza como coletivo
Pergunta: Gostaria de saber qual a subclasse da palavra natureza na frase:
«A Sara observava a natureza.»
Nome comum coletivo?
Obrigada.Resposta: Se considerarmos que o substantivo natureza pode ser definido como «conjunto de elementos do mundo natural» ou, do ponto de vista religioso, «conjunto das coisas criadas» (cf. Dicionário Houaiss), poderemos dizer que se trata de um coletivo. No entanto, não é este o melhor caso para exemplificar esta subclasse, justamente...
Metódico, ametódico e imetódico
Pergunta: Qual a palavra correcta para o adjectivo que indica ausência de método: ametódico, ou imetódico?
Obrigado.Resposta: É preferível usar ametódico.
O Dicionário Houaiss propõe os seguintes antónimos, sem registar imetódico: ametódico, assistemático, descomedido, desmetódico, desordenado,...
Análise morfológica de reutilizar
Pergunta: Qual o processo de formação da palavra reutilizar? É certo que são visíveis os afixos re- e -izar. Se retirar o prefixo re-, fica a palavra utilizar, que existe. Mas se lhe retirar -izar, fica "reútil", que não existe. Então, será derivada por sufixação e prefixação, ou por parassíntese?
Obrigada.Resposta: Não se trata de uma palavra derivada por parassíntese. Também não é uma palavra que derive...
A origem do apelido/sobrenome Noronha
Pergunta: Não consigo encontrar nenhuma fonte bibliográfica que contenha o significado do nome Noronha (apelido/sobrenome).
Solicito ajuda e antecipo agradecimentos.Resposta: Pouco se sabe ao certo da origem deste apelido (ou sobrenome) que terá aparecido em Portugal no final da Idade Média.
O filólogo português José Pedro Machado (1914-2005) atribui-lhe origem toponímica (Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, s. v. Noronha):
«Oriundo de Castela, séc. XIV do...
