Textos publicados pelo autor
A palavra enxertadouro
Pergunta: Ouvi a palavra enxertadouro. Será que a mesma existe?
O texto fazia referência aos trabalhos na vinha, depreendo que provavelmente se referiam aos trabalhos de enxertia. Será que é uma outra forma regional de fazer referência ao porta-enxerto ou cavalo?
Obg.Resposta: Não encontro dicionarizada a palavra enxertadouro. A presença do sufixo -douro sugere lugar ou instrumento da ação (cf. Celso Cunha e Lindley...
«De antes» e «dantes»
Pergunta: Qual é correcto aqui: «Compra o livro da edição de 1980, ou uma...» — «de antes», «d´antes», «dantes»?
Há alguma diferença de uso entre eles, ou é tudo igual?Resposta: Não é tudo igual.
Tendo em atenção a frase proposta, a forma mais adequada é «de antes», uma vez que se pretende dizer «anterior»: «Compra o livro da edição de 1980, ou uma de antes.» Note que «de antes» não se contrai.
A forma dantes não é uma contração e significa «antigamente». Não tem, portanto, aqui cabimento, pois resulta estranha...
A grafia de corresidente
Pergunta: Sobre a palavra co-residente, não sei se é assim que se escreve e gostaria que me ajudassem a perceber. Com a adoção do novo acordo, terá a palavra sido alterada, por causa do hífen?
Obrigada.Resposta: Escreva corresidente, como corredator ou coocupante. Sobre o prefixo co-, recorde-se que o Acordo Ortográfico de 1990 determina (Base XIX, 1):
«Obs.: Nas formações com o prefixo...
Classe e formação de palavras: as onomatopeias
Pergunta: Gostaria de saber por que razão, segundo os novos programas de Português, as onomatopeias são consideradas um processo irregular de formação de palavras e não se encaixam/formam uma classe de palavras.
Obrigada.Resposta: O contexto desta pergunta é relativo à aplicação do Dicionário Terminológico (DT) no ensino da gramática nos níveis básico e secundário em Portugal.
1. Na produção de onomatopeias não há regularidades morfológicas, dependendo a sua configuração da relação de semelhança...
A origem da palavra estúdio
Pergunta: Dei por mim a pensar por que razão um estúdio de cinema ou televisão tem esse nome. Saberão responder-me?
Como sempre, grato pela vossa atenção e pelas vossas respostas.Resposta: Apesar da sua aparência latina, a palavra estúdio, nas aceções de «recinto apropriado e equipado para realização de determinados trabalhos, como gravação sonora ou de imagem, revelação de filmes etc.» e «conjunto de prédios, locações etc. nos quais são filmadas as cenas externas e internas de filmes (mais usado no...
