Textos publicados pelo autor
O topónimo Timpeira (Vila Real)
Pergunta: Obrigado pelo excelente site.
Queria saber se me poderiam esclarecer quanto ao significado e origem da palavra "timpeira", muito em voga aqui no Nordeste de Portugal.
É nome de uma zona de Vila Real e também de várias quintas.
Obrigado, Rodrigo VazResposta: Nas fontes aqui consultadas, não se encontra explicação para o topónimo em questão.
O único comentário disponível sobre a sua origem, é o de José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico, e resume-se a considerar que o...
O termo enclave
Pergunta: Ouço regularmente falar de enclave a respeito de Gaza.
Para ser enclave tem de estar totalmente rodeado, sem saída para o mar, pelo que qualquer pessoa que queira sair tem de passar por outro território. É o caso Nagorno-Karabak, sempre bem denominado como enclave.
Agradecia um esclarecimentoResposta: Não foi possível aqui chegar a resposta direta a adequação do termo enclave na referência à Faixa de Gaza. Na linguagem corrente, não se pode dizer que constitua um claro erro chamar...
Adstringido e adstrito
Pergunta: Entre adstringido e adstrito só a primeira pode ser particípio passado do verbo adstringir?Resposta: Embora a maioria dos dicionários e das gramáticas não o refira, o verbo adstringir tem duplo particípio.
Ou seja, tem a forma regular adstringido, que se usa com o auxiliar ter em tempos compostos, e adstrito, que ocorre na voz passiva (com ser e nas variantes...
Podemos e pudemos
Pergunta: Há uma questão que eu queria esclarecer. Ao conversar com um falante nativo de português europeu, aprendi que existe uma diferença entre a pronúncia do verbo podemos no presente, com e fechado, e pudemos no passado, com e aberto.
Imagino que isso se aplique também aos outros verbos da segunda conjugação.
Tentei aprofundar o assunto na Internet, mas não encontrei nada. Podiam direcionar-me para algum recurso sobre esse...
A palavra vigilantismo
Pergunta: A palavra vigilantismo já aparece nos dicionários da língua portuguesa?
No dicionário que tenho em casa em português do Brasil, não. Em dicionários da Internet, sim.
Qual palavra em português melhor substitui a palavra vigilantismo? Alguém sabe do primeiro registro dessa palavra em solos falantes do português?Resposta: É um neologismo provavelmente com perto de duas décadas, decalcado do inglês vigilantism.
Tem registo nos dicionários em linha elaborados...
