Textos publicados pelo autor
Paroníquia, oniquia, anoniquia
Pergunta: Paroníquia, oniquia, anoniquia?Resposta: A diferença na colocação do acento parece dever-se a como as palavras surgiram em português.
Todas as três apresentam o elemento onic(o)- proveniente do grego ónuks, ónukhos, «unha, garra; ônix (pedra)» (Dicionário Houaiss). Contudo, a história de formação e transmissão de paroníquia parece ser distinta da de oniquia e anoniquia.
Paroníquia é...
Ainda sobre "desviância"
Pergunta: Vi a vossa resposta à questão sobre desviância e não concordo com a resposta dada de que o correcto em estatística é deviation (e não deviance). São duas coisas diferentes. De acordo com um dicionário online:
«Deviance: (Mathematics & Measurements/Statistics) Statistics a measure of the degree of fit of a statistical model compared to that of a more complete model.» Assim, gostaria de saber se desviância poderá ser uma tradução adequada para deviance.Resposta: Prefiro apoiar-me em dicionários em linha de obras...
Os complementos selecionados por dever-se
Pergunta: Gostaria de colocar a seguinte questão, referente à utilização do verbo dever, na forma reflexa e à função sintática que se lhe segue. Vejamos a seguinte frase:
«A modernização deve-se à aplicação de técnicas sofisticadas.»
Nesta situação, o verbo seleciona a preposição a, não podendo ser substituído pelo pronome lhe: *«A modernização deve-se-lhe...» Assim, o verbo será seguido de complemento oblíquo?
Se a frase fosse «Esta recompensa deve-se ao empenho dos alunos», teríamos uma situação similar?Resposta:...
Pior, comparativo de mau
Pergunta: Na expressão «Tanto pior para ele», pior é o comparativo do adjetivo mau, ou do advérbio mal?Resposta: Do adjetivo mau, considerando que «tanto pior para alguém» é uma forma elíptica de dizer «isso é tanto pior para ele», frase que pressupõe «isso é mau para ele»....
Envelhescência
Pergunta: Será correcto utilizar este neologismo, envelhescência?
A verdade é que não existe, tanto quanto julgo saber, um sinónimo para designar a idade que vai dos quarenta e muitos aos sessenta e poucos, ou seja, entre a idade madura e a velhice. Numa altura em que esta gente, nova de mais para se reformar, mas velha de mais para trabalhar, se vê muitas vezes perdida, considerada inútil e sem espaço na sociedade, parece-me muito pertinente.
Envelhescência, por analogia com adolescência, idade entre o início da puberdade e o...
