Pergunta:
O termo "nazireu" existe? Se sim, qual o seu significado e a sua etimologia?
Resposta:
Existe, mas deve preferir-se nazareu, como designação de uma antiga seita hebraica anterior ao cristianismo. Nazireu encontra-se registado na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (GEPB), assim definido:
«Hebreu que se consagrava ao sacerdócio, conquanto não fosse da tribo de Levi. Hebreu que fazia o voto de não cortar o cabelo nem beber vinho. (Corrup[ção] de nazareu).»
É, no entanto, curioso verificar que da mesma enciclopédia não consta a entrada nazareu mas, sim, nazaréu, que é definida como «o mesmo que nazareno», que vem «do hebr[aico] nazir, consagrado, pelo lat[im] nazaraeu». No verbete de nazareno, damo-nos conta de que existe alguma confusão entre este termo, que significa «relativo ou pertencente a Nazaré [na Palestina]» e «relativo aos Cristãos», e nazaréu ou naziréu, nome sobre o qual se diz:
«no Antigo Testamento, é dado [...] a personagens como Sansão, Samuel, etc.; essa palavra significa "separado, isolado" e servia para designar não um cidadão de Nazaré mas, sim, um homem votado especialmente ao serviço de Deus. Não está plenamente explicado em que sentido os profetas chamaram nazaréu ou nazireu ao Cristo futuro. O evangelista S. Mateus, registando o regresso de Jesus a Nazaré, vê nisso o cumprimento de profecias. Foram também chamados nazarenos ou nazareus uns grupos religiosos que, nos primeiros tempos do Cristianismo, pretendiam aliar as práticas cristãs e as mosaicas.»
Esta fonte acolhe ainda a forma nazarita, «pessoa de raça judaica que se dedicava ao serviço de Jeová, e professava a abstinência, pureza absoluta...