Textos publicados pelo autor
Advérbio de negação: o regionalismo "num"
Pergunta: Sou minhoto. Acontece que, normalmente, no registo oral, pronuncio não como "num".
Por vezes, dou comigo a dizer: "Num sei", "Num vi", "Num me disseram nada", entre outros casos.
Gostaria de saber mais sobre esta diferença entre as duas maneiras de dizer. No entanto, não encontrei "num" no dicionário nem nenhum artigo na Internet que tocasse, precisamente, o que vos descrevo.
Está registada? É aceitável ou "mau português"? Foi já abordada por algum entendido na matéria? Há outras variações...
Anglicismo semântico: antecipar = prever
Pergunta: O Dicionário Priberam define antecipar como «pensar com antecipação que algo vai acontecer. = ANTEVER, PREVER». E este significado já existe há muitos anos.
Vamos contrariar o dicionário?Resposta: É verdade que o Dicionário Priberam, tal como o dicionário da Infopédia, regista antecipar com o significado de «antever, prever», além de outras aceções.
Note-se, contudo, que o uso de antecipar como sinónimo de prever, não fazia...
Bovinicultura e bovinocultura
Pergunta: A palavra correta a se utilizar é "bovinicultura" ou "bovinocultura"?
Obrigado.Resposta: Ambas as formas têm registo dicionarístico e estão corretas.
Pode, no entanto, considerar-se que bovinicultura é mais rigorosa que bovinocultura, atendendo a que o elemento bovin- é de origem latina e, em compostos (p. ex. agricultura), estes elementos latinos deveriam ligar-se ao elemento seguinte com a vogal i.
Em...
O uso de demais: «cedo demais»
Pergunta: Uma pergunta genérica clássica, mas para a qual não sei uma resposta ao caso concreto: «cedo de mais» ou «cedo demais»? Inclino-me para o segundo caso, por «demais» poder estar a intensificar «cedo», mas não tenho a certeza.Resposta: No caso, a forma mais adequada é demais, no sentido de «demasiado»: «cedo demais» – cf. «demasiado/excessivamente cedo».
Poderia escrever-se «de mais», e de facto era esta a forma prevista pelas Bases Analíticas do Acordo de 1945 (Base XXVIII) e por...
Oríon, Orião e Orionte
Pergunta: Como se deve escrever o nome da constelação? "Orion" ou "Orionte"?Resposta: Apesar de, em Os Lusíadas, se ler duas vezes1 Orionte, a forma considerada mais correta é Oríon, a par de Orião, também aceitável (cf. Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966 e, ao lado, Perguntas Relacionadas).
Oríon é o nome de uma «constelação do hemisfério meridional que está situado no equador, próxima à do...
