Carlos Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Rocha
Carlos Rocha
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Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma faculdade e doutor em Linguística, na especialidade de Linguística Histórica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor do ensino secundário, coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacado para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Napoleão Mendes de Almeida (1911-1999) diz no Dicionário de Questões Vernáculas que o verbo apiedar-se deve conjugar-se, nas formas rizotônicas, como: «eu me apiado», «tu te apiadas», «ele se apiada» – e assim vai.

É correto conjugá-lo assim, ou é algo excêntrico desse estudioso?

Resposta:

É uma especificidade brasileira,que vem assim descrita por Napoleão Mendes de Almeida na sua Gramática Metódica da Língua Portuguesa (São Paulo, Edição Saraiva, 1961, p. 232; mantém-se a ortografia original)1:

«Deriva êste verbo de piedade, palavra que os nossos caboclos errôneamente pronunciam piadade. Se êsse a constitui êrro no substantivo, deve aparecer no verbo apiedar-se tôdas as vêzes em que o acento recai no tema do verbo. ou seja, nas formas rizotônicas: Eu me apiado, tu te apiadas, êle se apiada. êles se apiadam; que eu me apiade, que tu te apiades, que êle se apiade. que êles se apiadem; apiada-te tu.

Nas demais formas, o verbo deverá trazer e, visto cair o acento na desinência : nós nos apiedamos, vós vos apiedais; que nós nos apiedemos, que vós vos apiedeis; eu me apiedei etc.; eu me apiedarei etc.»

Este preceito não é de aplicação forçosa2. Com efeito, o Dicionário Houaiss observa o seguinte sobre os verbos terminados em -edar, nos quais inclui essa idiossincrasia de apiedar:

«os verbos da língua com esta terminação têm o -e- aberto nas formas rizotônicas: alamedo, alevedas, almoeda, amoedam, aquede, arredes, arremede, azedem; o verbo apiedar (e

Pergunta:

Obrigada desde já pelas muitas e importantes respostas que nos têm dado ao longo destes muitos anos.

Hoje a minha pergunta tem a ver com a grafia de nomes de espécies zoológicas que incluam apelidos de cientistas que as descobriram e se esse apelido se escreve com maiúscula ou minúscula. Apesar das muitas pesquisas que fiz, não consegui encontrar uma explicação clara.

O dicionário online da Porto Editora grafa os exemplos abaixo com minúscula. Mas há muitas referências da especialidade que as grafam com maiúscula.

Se houver regra para isto, podem, por favor, explicar? E a regra, se existir, é diferente pré e pós-acordo ortográfico? E, se assim for, qual a forma certa para cada um dos acordos?

Cuvier’s beaked whale – "baleia-de-bico-de-Cuvier" ou "baleia-de-bico-de-cuvier", sendo que Cuvier provém do nome Georges Cuvier (1769-1832, anatomista francês?

Bryde's whale – "baleia-de-Bryde" ou "baleia-de-bryde", sendo que Bryde provém do nome Johan Bryde (1858-1925), cônsul norueguês?

Obrigada pela resposta.

Resposta:

Agradecem-se as palavras de apreço da consulente.

Os nomes zoológicos e botânicos compostos escrevem-se com hífenes, e os nomes próprios neles incluídos grafam-se com minúscula inicial:

(1) baleia-de-bico-de-cuvier ou baleia-bicuda-de-cuvier1

(2) baleia-de-bryde2

Estas grafias são válidas tanto à luz do atual acordo como no âmbito da norma anterior (a de 1945). No entanto, há uma diferença quanto às regras donde decorrem:

– Com efeito, na atual norma, que é a do Acordo Ortográfico de 1990, não se explicita uma regra, mas da leitura do n.º 3 da Base XV, que determina a hifenização de compostos que denotam espécies botânicas e zoológicas, depreende-se que tais nomes próprios se escrevem com inicial minúscula, porque a exemplificação inclui dois desses casos: bênção-de-deus, fava-de-santo-inácio.

– Na norma de 1945, em vigorou em Portugal até 2015, não se declarava que, com compostos deste tipo, era obrigatório o hífen, parecendo assim que se abria a possibilidade de alguns nomes zoológicos e botânicos se escreverem sem hífen e, portanto, poderem incluir nomes próprios com maiúscula. Contudo, o texto da norma de 1945, inclui exemplos como erva-de-santa-maria, rainha-cláudia e rosa-do-japão, os quais, além de hifenizados, exibem nomes próprios com minúscula inicial.

Em suma, atualmente os nomes compostos que denotam espécies zoológicas e botânicas escre...

Pergunta:

Começa a surgir, cada vez mais, o verbo to upcycle (e os deverbais upcycling e upcycled) que, segundo o Cambridge Advanced Learner's Dictionary & Thesaurus (© Cambridge University Press), significa «to make new furniture, objects, etc. out of old or used things or waste material» (sendo principalmente este último traço, a reutilização de "resíduos/subprodutos" para algo artístico, aquilo que diferencia este conceito do de reciclar).

Este neologismo é traduzido, em espanhol, como suprarreciclar (e, respetivamente, suprarreciclaje e suprarreciclado).

Em português, também poderia ser adequada a tradução de to upcycle/upcycling/upcycled como “suprarreciclar”/“suprarreciclagem”/“suprarreciclado”, respetivamente?

Agradeço, desde já, a vossa resposta.

Resposta:

As formas "suprarreciclar" e "suprarreciclagem" são possíveis em português, mas não têm uso, por enquanto.

Na verdade, o que é mais corrente como equivalente a upcycle e upcycling é recuperar e recuperação (ver, por exemplo, aqui). É de notar que uma situação inversa parece confirmar a adequação de recuperar, visto que este verbo é traduzido por upcycle (ver aqui).

Não obstante, a expressão que parece fixar-se no uso é a perífrase «reutilização criativa», que ocorre na página da Quercus e também figura no artigo que a Wikipédia dedica a esta prática.

Pergunta:

Trata-se de um topónimo que só conheço na Arrábida: gostaria de conhecer o significado original da palavra Creiro.

Obrigada.

Resposta:

Para esta resposta, não foi possível reunir elementos que permitam esclarecer cabalmente a origem do topónimo. Mesmo assim, expõe-se a seguir alguma informação que poderá contribuir para a sua etimologia e para a história da sua fixação como nome de lugar.

Assim, o topónimo já se escreveu Quereiro, como se atesta no Guia de Portugal (1.º volume, 1924)1, coordenado por Raul Proença (1884-1941):

(1) «Para os lados do Quereiro, na encosta da serra, uma imensa rasgadura ou talisca de grande profundidade, a que é arriscado descer. Entre o Alpertuche e o Risco, finalmente, a "lapa da Greta", que nem sempre pode ser visitada por a maré alta a invadir, e onde se conserva permanentemente uma lagoa.»

Também João Bénard da Costa (1935-2009) escrevia Quereiro:

(2) «Nos anos 60 e 70, nunca imaginei que fosse desaparecer a Praia dos Pescadores, quando, depois de carregado luto pela praia da infância e da adolescência, a ela me costumava a habituar. Já nesses anos a entremeava com o Quereiro, a duna meigamente opulenta que fica no fim do Portinho. [...] Mas o século XX acabou e, no actual, a opulência do Quereiro foi-se, como se foi a meiguice» (João Bénard da Costa, "O doce pássaro", P2...

Pergunta:

Claviarpa é um instrumento musical. Eu escrevo sem h, mas dizem-me que leva um h no meio: "claviharpa".

Podem responder-me?

Obrigada.

Resposta:

Escreve-se claviarpa.

Na ortografia do português, é impossível a escrita da letra h em posição intervocálica (ver "Textos relacionados", nesta página, ao lado), razão por que "claviharpa" é grafia incorreta. Sendo assim, a forma mais congruente com a ortografia será claviarpa, palavra que encontra registo, por exemplo, no Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, com a seguinte definição: «espécie de piano cujos martelos ferem cordas, como as da harpa.»

Acrescente--se que claviarpa é palavra bem formada: constitui-se como composto resultante da associação do radical clavi-, relacionado com o latim clavis, is, «chave, tranca», com a palavra harpa [cf. clav(i)- no Dicionário Houaiss].