Textos publicados pelo autor
O uso de ante em Pernambuco
Pergunta: A construção gramatical «ante a» ou, de forma sincopada, "ant'a", é muito usada por moradores do interior do meu estado, Pernambuco, em frases como: «vá ant'a sua mãe», «fui ant'a meu pai, ele está muito doente», etc.
Todavia eu nunca ouvi tal construção em referência a objetos, só a pessoas. Quero saber se a línguística histórica da nossa amada flor do Lácio algum dia abonou tal construção.
Grato!Resposta: A construção em apreço é uma possibilidade do uso de ante. Com efeito, ao uso de...
Verbos com a expressão «pedra no sapato»
Pergunta: Relativamente à expressão idiomática «pedra no sapato», perguntava-vos se a mesma pode ser acompanhada, dependendo do contexto, dos verbos estar ou ficar.
Obrigado.Resposta: Vários verbos são possíveis com «pedra no sapato»: ficar, andar, vir, ter e outros.
A expressão «pedra no sapato» significa «obstáculo que importuna incessantemente; estorvo» (Dicionário Houaiss).
No...
A negação «nada não» (Beira Baixa)
Pergunta: Em conversa, há dias, com um habitante da Beira Baixa, este usou uma expressão que eu já não ouvia desde a minha infância, «nada não», utilizada em resposta negativa a uma pergunta que lhe foi formulada.
Ex: P – Tem algum filho a viver aqui na aldeia?
E – Nada não, estão todos na Alemanha.
Gostaria de saber a origem dessa expressão, tão usada antigamente, pelo menos na zona da Covilhã.
Grata.Resposta: Agradece-se à consulente a informação a respeito de «nada não» e do...
Corrigido (particípio passado) vs. correto (adjetivo)
Pergunta: Tenho visto por aí em alguns sites e discussões a possibilidade de usar como particípio passado irregular do verbo corrigir a forma correto.
Como ainda não encontrei a palavra com valor que não fosse adjetivo, substantivo ou advérbio, gostaria de saber se tal é possível e de exemplos.
Obrigada pelo excelente serviço que prestam.Resposta: O adjetivo correto tem origem num particípio passado irregular do verbo corrigir – à...
Brincheiro, bricheiro, briche e Brinches
Pergunta: A palavra brincheiro é utilizada por volta de 1800 e designa qualquer coisa como uma atividade/profissão.
De que se trata?
Obrigada.Resposta: Brincheiro é variante de bricheiro, termo que designava um vendedor de briche e outras fazendas (ver Revista Lusitana, vol. XXVIII, p. 226, e vol. XIX, p. 197).
Briche é o nome de «pano felpudo e grosso de lã de cor castanho-escura» (dicionário da Infopédia). A palavra, que está...
