Pergunta:
Em relação ao verbo opinar, é possível dizer-se «todas as pessoas podem opinar para uma melhor sociedade»?
Muito obrigado.
Resposta:
A preposição para na frase em análise dificilmente se enquadra na regência do verbo opinar.
O verbo opinar pode ocorrer como:
– transitivo direto com o sentido de «entender, achar»: «O João opinava que a tarefa devia ser concluída»;
– transitivo indireto acompanhado de complemento oblíquo antecedido pelas preposições, ou conetores sobre, acerca de, a respeito de, com o sentido de «emitir opinião»– «O comentador opinava sobre a situação presente» – ou com as preposições por, a favor de, contra, se veicular o sentido de concordância ou discordância – «Os presentes opinaram pela saída do líder.»
No caso da frase em apreço, poderemos, eventualmente, interpretá-la como veiculando uma posição favorável a uma dada situação e, nesse caso, a preposição esperada seria, por exemplo, por: «(?)Todas as pessoas podem opinar por uma melhor sociedade». Porém, o facto de o verbo surgir modalizado – «podem opinar» – enfraquece, a meu ver, a mensagem, pois indicia um distanciamento que afasta o locutor da mensagem que produz; por esse facto, assinala-se a frase com (?).
Outra interpretação possível para esta frase seria considerar «para uma melhor sociedade» como uma frase elítica, em que se omitiu o verbo: «para construir uma melhor sociedade».
Tendo em conta esta segunda leitura, para seria uma conjunção que está a introduzir uma oração subordinada adverbial final infinitiva. Efetivamente a frase no seu conjunto enquadra-se na definição apresentada por Maria Lobo na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, pág. 2011 e 2012), para as subordinadas adverbiais finais de evento, as...