Textos publicados pelo autor
«Casca de laranja» = «casca da laranja»
Pergunta: Diz-se «a casca de laranja» ou «a casca da laranja», ou ambas as formas estão correctas?Resposta: Ambas estão corretas, apesar de deverem ser utilizadas em contextos diferentes.
A «casca de laranja» é a casca de uma laranja qualquer; «de laranja» marca e foca o tipo de casca («uma casca "laranjeira"), diz respeito a uma ideia genérica. Por exemplo, «a casca de laranja tem propriedades terapêuticas interessantes».
Por outro lado, a «casca da laranja» refere-se à casca de uma laranja específica e, por esse...
Até, preposição e advérbio
Pergunta: Quando sabemos que a palavra até está exercendo a função de advérbio de inclusão ou está funcionando como uma preposição?Resposta: Quando indica limite ou espaço ou quantidade, a palavra até é uma preposição. Exemplificando: «podemos caminhar até aqui»; «o espetáculo dura até amanhã»; «estamos a pensar ir até ao Gerês»; «o pavilhão alberga até 3000 pessoas».
Se existir uma ideia de inclusão – «puseram tudo em cima da mesa, até o computador» –, está-se perante um...
Pedir desculpa ou pedir desculpas
Pergunta: «Peço imensa desculpa» ou «peço imensas desculpas»?Resposta: Depende do que se quiser dizer. Se o sujeito enunciador pretender pedir desculpa por um ato que praticou, deverá escrever ou dizer «Peço imensa desculpa»; contudo, se tiver praticado mais de um ato desagradável, deverá expressar-se: «Peço imensas desculpas». A diferença está em decidir se ele quer utilizar o singular ou o plural, mediante o contexto.
Acrescente-se que o uso de imenso quer como advérbio («gosto imenso») quer como...
A família de palavras de guarda-chuva
Pergunta: Poderiam esclarecer-me, se fazem o favor, se a palavra guarda-chuva ( processo de formação – composição morfossintática), poderá ser considerada da mesma família de chuva.
Muito obrigada pela atenção.Resposta: Sim, poderá ser considerada da mesma família de guarda-chuva, uma vez que se trata de palavra em cuja composição entra chuva. As palavras compostas têm valor de um nome (substantivo) simples.* Outros vocábulos desta família:...
«De volta de»
Pergunta: Ouve-se e lê-se cada vez mais a expressão «de volta de». Pergunto, por isso: é aceitável uma frase como «Aquela pessoa está na sua rotina, de volta dos assuntos habituais»? Não se deveria dizer/escrever «à volta de» ou «em volta de»?Resposta: O Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (s. v. volta) regista «de volta de» como locução preposicional sinónima de «em volta de», no sentido «em redor de, em torno de». Assim, quando se diz que «aquela pessoa está de volta dos...